Politec enfatiza relevância de tecnologias na investigação criminal e otimização de processos

Recursos tecnológicos em nuvem proporcionam maior segurança, flexibilidade e economia para as investigações e processos judiciais.
19/04/2023 08:19
 | Fonte: Foto: Esio Mendes
Foto: Esio Mendes

A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (Politec) destaca a importância dos recursos tecnológicos que auxiliam na investigação criminal, fornecendo dois serviços de computação em nuvem para otimizar os processos. O primeiro serviço é voltado para o compartilhamento de dados em formato digital com usuários habilitados, como Polícia Civil, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania e outros órgãos municipais, estaduais e federais.

O segundo serviço é um drive virtual para armazenar registros de exames periciais e documentos oficiais, visando a preservação das informações institucionais relacionadas aos trabalhos periciais. A Nuvem Institucional arquiva dados extraídos de dispositivos inteligentes e outros suportes físicos, permitindo consultas com acesso limitado e rastreabilidade.

A Politec é responsável por realizar perícias criminalísticas em investigações criminais e processos judiciais. O uso de recursos tecnológicos proporciona economia de custos, infraestrutura escalável e maior flexibilidade e segurança na consulta de informações. O governador Marcos Rocha enfatiza a importância do arquivamento em nuvem, visando melhorar a resposta da população quanto à promoção da Justiça.

Domingos Sávio de Oliveira da Silva, diretor-geral da Polícia Técnico-Científico, destaca as vantagens significativas da nuvem institucional em termos de infraestrutura, eficiência e redução de custos. O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, Felipe Bernardo Vital, ressalta que a iniciativa digital representa uma mudança de posicionamento e reestruturação dos serviços prestados com maior agilidade, eficiência operacional e produtividade.