A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados promove debate nesta quarta-feira (23) sobre a memória do povo negro brasileiro, tendo como referência o documentário "Sankofa, a África que te habita". A produção aborda as condições do período da escravidão dos povos africanos, o papel das navegações, a contribuição cultural da África para o Brasil.
De acordo com a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que propôs o debate, Sankofa significa, na definição de Abadias do Nascimento, "retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro". Ela lembra que no dia 20 de novembro foi comemorado o Dia da Consciência Negra.
"Convivemos com grave alteração histórica na construção étnica e identitária do nosso povo, ao negarmos a contribuição dos africanos. Através de sua religião, cultura alimentar, vestimentas, símbolos, hábitos e costumes, esses povos firmavam suas raízes para resistirem às barbáries nas quais eram submetidos", afirma a deputada.
Foram convidados:
- o produtor cultural César Fraga;
- o cantor Lazzo Matumbi;
- a coordenadora do Leáfrica (Laboratório de Estudos Africanos) do Instituto de História da UFRJ, Monica Lima;
- a coordenadora-executiva do Projeto Sociocultural Comunidade Pagode na Disciplina Jardim Miriam, coordenadora da Uneafro Brasil e Articuladora na Coalizão Negra por Direitos, Luana Vieira; e
- a professora Maria Rosa Monge.