CBF divulga ranking dos clubes e Federações da temporada 2022
Flamengo e federação paulista continuam na liderança do ranking
O Ranking Nacional de Clubes estabelece uma classificação técnica entre 236 clubes do futebol brasileiro, com base no desempenho recentes das equipes em competições nacionais e internacionais.
O primeiro clube de Rondônia que aparece na lista é o Porto Velho na posição 99 com 684 pontos, na posição 171 apareceu o Real Ariquemes com 238 pontos, Vilhenense na posição 180 com 198 pontos e na posição 185 aparecem o Ji-Paraná e o Barcelona com 153 pontos.
A CBF utiliza critérios técnicos a partir do desempenho dos clubes em campo para abrir vagas em competições nacionais, como por exemplo a Copa do Brasil e Brasileiro da Série D. É o desempenho dos clubes que formam o ranking das federações. Por exemplo no Brasileiro da Série D de 2022, caso o Porto Velho tivesse avançado de fase na série D do brasileiro, o clube somaria pontos e subiria no ranking e consequentemente a Federação de Futebol de Rondônia subiria no ranking e passaria a ter mais vagas na Copa do Brasil e no Brasileiro da série D.
A CBF também divulgou o ranking de Federações Estaduais, que classifica as entidades a partir da pontuação de seus times filiados. A Federação Paulista de Futebol se manteve na ponta, seguida pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e pela Federação Gaúcha de Futebol. A FFER permanece na 26ª.