Os primeiros levantamentos técnicos revelam que a safra de soja 2022/2023 em Rondônia caminha para colher mais de 1,7 milhões de toneladas de grãos em mais de 500 mil hectares de área cultivadas. Tendo em vista que a produção média no estado gira em torno de 58 sacas de 60 quilos por hectare com um crescimento médio na margem de 15% em cada safra projeta-se assim uma super safra nas lavouras que estão plantadas.
No ponto de vista de alguns analistas na área de mercada da soja a produção da oleaginosa, em Rondônia ela se mantendo neste nível de crescimento na esteira vem o milho safrinha, o algodão, arroz e outros produtos, gerando gargalos nos sistema de transportes e armazenamento a curto e médio prazo.
Nesta toada nos próximos três anos mais 2,5 milhões e toneladas de soja devem ser incorporados ao agronegócio rondoniense, conforme frisa o presidente do Grupo ROVEMA Adélio Barofaldi que já semeou mais de 50% de uma lavoura de 3.500 hectares aqui na região de Porto Velho. Na verdade, com as chuvas chegando no tempo certo o plantio de soja esta ocorrendo em todo o estado. Com os valores dos insumos nas estratosferas, a escassez de recursos oficiais para financiamentos em consequência da crise que abala o setor produtivo, a soja projeta recordes de crescimento em Rondônia nos próximos anos. Provocando a distribuição de renda e geração de empregos.