Durante a 3ª edição do Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia, que aconteceu no último domingo (4), cerca de 15 toneladas do peixe foram distribuídas em 11 municípios de Rondônia, além das capitais da Amazônia Legal e no exterior.
Na edição desse ano, o peixe nativo da Amazônia foi levado para ser apreciado em Nova York (EUA) e segundo o presidente da Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar), o próximo objetivo é levar o peixe para a Europa.
"Depois de chegarmos à Nova York e trazer o tambaqui da Amazônia para os Estados Unidos, o próximo passo é levar o tambaqui para a Europa [e é] o que faremos, se Deus quiser, ainda este ano. Não perderemos o fôlego e nem o impulso para utilizarmos o tambaqui da Amazônia como ponta de lança para abrirmos o mercado europeu", disse.
Em Rondônia, os organizadores do evento revelaram que mais de 10 mil bandas do peixe foram assadas. Em Ariquemes (RO), capital nacional do tambaqui, mais de 2 mil bandas do pescado foram disponibilizadas aos moradores.
"O objetivo do festival é exatamente esse, levar o Tambaqui para que a população conheça, adquira e comercialize. Nós somos referência em nível estadual. Ariquemes é a capital nacional do tambaqui, então é um potencial que a gente traz junto com esse festival para que todo mundo comece a comercializar o tambaqui", disse Matheus Follador, gerente regional da Emater.
Segundo os organizadores, a banda do peixe foi vendida no valor único de R$ 20 e todo o valor arrecadado será doado para instituições sociais.