Reasfaltamento da BR-319 é fundamental para o desenvolvimento regional
Não foi fácil conseguir a liberação ambiental para essa importante obra
O anúncio da liberação ambiental para a obra de reasfaltamento da BR-319 gera grandes expectativas nos setores econômicos de Rondônia e Amazonas. A rodovia que liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM), num trajeto de aproximadamente 900 quilômetros, é extremamente necessária para o desenvolvimento regional e para agilizar os sistemas de transporte e logística. Isso fortalecerá os negócios entre os dois estados e colocará fim no isolamento do estado do Amazonas que tem essa estrada como única ligação terrestre com as demais regiões do País.
Não foi fácil conseguir a liberação ambiental para essa importante obra. Entre tantas tentativas, foram mais de 13 anos de diálogos, debates e pressões para que o projeto pudesse caminhar. O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) dedicou grande parte do seu mandato para buscar entendimentos e soluções para essa demanda. Foram três caravanas realizadas com empresários, políticos e lideranças enfrentando atoleiros e os riscos da imensa floresta, como forma de chamar a atenção do governo federal para a importância da obra. O comprometimento de parlamentares das bancadas federal de Rondônia e Amazonas foi fundamental para reforçar essa luta.
De toda a extensão, o que precisa ser reasfaltado chega a média de 450 quilômetros, no chamado “Trecho do Meião”, onde existem diversas comunidades isoladas. A execução desse projeto ajudará nas exportações, nos deslocamentos de quem precisa fazer a viagens entre Porto Velho e Manaus, além dos diversos municípios e localidades existentes em plena floresta Amazônia. Sendo útil para os negócios do comércio, da indústria e do agro, a rodovia BR-319 sendo reasfaltada, ajudará uma imensa população isolada em pleno século XXI. Que não haja nenhum novo impedimento, que a obra executada de forma rápida, e que Rondônia e Amazonas possam estar efetivamente ligados por essa via terrestre.