Fundamental para o agronegócio paranaense, Toledo tem acesso remodelado com travessia urbana na BR-163
Cidade no oeste do Paraná é conhecida pela grande produção de grãos e de animais de corte
O município de Toledo (PR), grande produtor de soja, milho, suínos e frango, gado leiteiro e de corte, tem um novo acesso com a liberação ao trânsito da travessia urbana da BR-163/PR. Com a obra realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, a cidade poderá transportar sua produção por uma das principais rodovias de escoamento de safra do Brasil.
Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fizeram uma obra de arte especial (OAE) com um tramo isostático, com vão de 32 metros, encerrando o comprimento total do tabuleiro de 32,8 metros, além das lajes de aproximação. O tabuleiro é normal e em tangente, com largura total constante de 22,30m. Além da travessia urbana, foram entregues as pistas dupla (2,4 km), marginal à direita (2,65 km) e marginal à esquerda (2,35 km).
No segmento da BR-163/PR localizado entre os municípios de Toledo e Marechal Cândido Rondon, as equipes do DNIT também realizaram serviços de terraplenagem, sub-base e drenagem, além de proteção ao meio ambiente e conclusão das desapropriações necessárias à obra.
O trecho que passou pelas intervenções atende os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná no escoamento da produção aos portos de Paranaguá (PR). Além disso, a rodovia é importante ligação com o Paraguai.