Informações sobre dados estatísticos e captação de recursos estão disponíveis no espaço da Sepog, na Rondônia Rural Show
Estande da Sepog disponibiliza ao público da Rondônia Rural Show, painel interativo com dados estatísticos de Rondônia
A disponibilização de um painel interativo com acesso a informações sobre dados estatísticos do Estado e a orientação ao acesso da Plataforma da Rede + Brasil para consultas sobre a gestão dos recursos públicos oriundos das Transferências Voluntárias da União para Rondônia, movimentam o espaço reservado à Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, durante a 9 ª Rondônia Rural Show Internacional, que acontece até o próximo sábado (28), no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.
Presente ao evento, desde a última segunda-feira (23), a secretária da Sepog, Beatriz Basílio destacou que a disseminação das informações produzidas pela pasta de planejamento durante a feira é uma ótima oportunidade para ampliar o conhecimento de estudantes, pesquisadores, investidores, gestores, entre outros atores, sobre as potencialidades e oportunidades de investimentos no Estado.
“A feira proporciona um ambiente de interação entre expositores e investidores de todo o mundo. Nesse contexto, além de ter no próprio ambiente um ponto de consulta de informações, esse público toma conhecimento da existência da ferramenta, passando a fazer uso dela como fonte de informações para tomada de decisões, produção de projetos, entre outras ações”, ressaltou Beatriz Basílio.
Além do painel interativo com dados gerais, a equipe da Sepog disponibiliza o acesso às informações referentes à captação de recursos do Governo Federal pelo Estado, por meio da Plataforma Rede + Brasil. Na oportunidade, os visitantes podem conferir quantas propostas de projetos de captação de recursos já foram apresentadas por Rondônia, a porcentagem de propostas aprovadas, quantos instrumentos de repasse de recursos já foram assinados, como está o processo de execução desses projetos, e ainda recebem instruções básicas de como captar os recursos federais.
O representante da Gerência de Captação de Recursos da Sepog, Douglas Vieira explica que divulgar o acesso a essas informações durante a feira, chama a atenção para a perspectiva de desenvolvimento de Rondônia, pois reflete a capacidade do Estado de sempre buscar outras fontes de recursos para potencializar o crescimento da região. “Para investidores e empresários é de suma importância conhecer como se comporta o planejamento de políticas públicas da região que se pretende instalar. Para prefeitos, secretários e representantes do terceiro setor é importante reforçar a existência desses recursos e, principalmente, como captá-los para executar seus projetos”, explicou o técnico em Políticas Públicas.
O espaço da Sepog está localizado no estande da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, em conjunto com o espaço da Superintendência Estadual de Turismo – Setur. Tanto para o manuseio do painel interativo do Observatório, quanto para o acesso às informações de captação de recursos, a Sepog disponibiliza técnicos para orientar os visitantes.