Campeã em 2020, a produtora Ediana Capich está expondo no estande da Concafé na 9ª Rondônia Rural Show Internacional
Merecidamente a 9ª Rondônia Rural Show Internacional que está acontecendo nesta semana em Ji-Paraná trouxe um destaque especial para as “Mulheres do Agro”, em reconhecimento a presença e a força feminina no agronegócio de Rondônia. Importante ressaltar que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou recentemente que cerca de 1.7 milhões de mulheres já se declaram chefes de empreendimentos rural no país.
E Rondônia não está fora desta estatística, haja vista, que ganhou destaque nacional e até internacional pela presença e participação da mulher no concurso de qualidade e sustentabilidade do café no Estado. Nesta estatística e participando ativamente do agronegócio, a produtora rural do município de Novo Horizonte do Oeste, Ediana Capich, foi premiado em 2020 com o título de campeã do Concurso Coffee Of The Year, e ficando em terceiro lugar em 2021, No 18º Concurso de Qualidade do Café, organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).
Esta força feminina, agora está representada também na 9ª Rondônia Rural Show Internacional, com a presença de Ediana, expondo seu produto no estande da Caferon-Cafeicultores Associados da Região das Matas de Rondônia. Para a cafeicultora laureada a importância da Caferon, é que ela é o ponto de apoio dos produtores, e na feira está fornecendo o estande com todo mobiliário, tenda, etc, proporcionado que seu associado possa expor com tranquilidade os seus produtos, bem como, nos casos de exportação são eles que apóiam e que orientam os produtores como proceder.
Nas conversas informais dentro da feira, ela sempre orienta as pessoas que buscam uma informação, além de provarem os seus produtos, que para se ter qualidade tem que se empenhar e dedicar naquilo que se propôs a fazer. “importante quando se une o teórico, o técnico e o trabalho do produtor, dá uma união muito bacana, e é aonde Rondônia vem se destacando”, disse a produtora, acrescentando que tudo isso tomou impulso a partir da presença dos técnicos do SENAR- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que deram a assistência técnica, ai abriu os horizontes. Eles trabalham com a agricultura familiar e a sustentabilidade, algo muito importante para os produtores.
Ediana Capich ao falar da 9ª Rondônia Rural Show Internacional, ela não aponta como principal motivo a comercialização, mas ela acha importante devido ao fato de tornar conhecido o seu produto nacionalmente e internacionalmente e por abrir as portas para outras negociações. “O reconhecimento como mulher do agronegócio é muito importante, mas é necessário que fique claro que a gente não é nada sozinha, quero ressaltar a importância da presença do meu esposo e da minha filha que nos ajuda muito. Ter conquistado essas premiações abrem portas, fui reconhecida pela Revista Forbes como a 34ª mulher do agro do Brasil”, disse a laureada.