Professora da Unir faz parceria com a Emater e leva até os visitantes a 1ª Mostra de Estatística Experimental Aplicada ao Agronegócio
Algo que ainda não se ouvia falar, ou que o produtor não tem conhecimento, está sendo mostrada dentro da 9ª Rondônia Rural Show Internacional, a estatística aplicada ao agronegócio, e que está sendo desenvolvida pela Professora de Matemática Estatística da UNIR/RO, Vânia Correa Mota, pesquisadora do grupo de pesquisa MEMF, e que está sendo desenvolvida dentro do curso de Bacharel em Estatística, da Universidade Federal de Rondônia, em Ji-Paraná.
Ela tem a parceria dos Professores: Irene e Ricardo, a parceria com a Emater e os alunos dos quais ela é a orientadora, e que visa divulgar os trabalhos do órgão, o que a Emater vem fazendo com o produtor e com várias culturas, dentre elas a Graviola, o Café, o Urucum e demais amostras que a Emater trouxe para o evento. É de suma importância ter a parte científica e a parte da estatística para estar acompanhando e dando credibilidade ao trabalho da Emater.
Dentro desta participação ainda, eles estão divulgando a história da Emater, o que é o órgão no Estado, as ações e a missão da Emater, e o principal, estar divulgando que existe o curso de Bacharel em Estatística e voltado para essa prática aplicada. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer o Drone e participar da pulverização que será feita em 10 alqueires. Vão ter uma explicação de como funciona, vai receber também um livro sobre o assunto.
A Professora ressalta que a estatística está em todo lugar e em todo momento, quando ele verifica como está o clima, o conhecimento de como está o mercado, quando vai comprar um insumo, se subiu ou se baixou, na verdade tudo isso são dados estatísticos. Isso quer dizer que o produtor já usa a estatística hoje, mesmo sem saber