Ciclone chega ao Sul com ventos que podem ultrapassar 100 km/h
Segundo a Defesa Civil Nacional, um ciclone subtropical deve atingir o Rio Grande do Sul hoje e, depois, Santa Catarina nos próximos dias. O fenômento trará rajadas de vento que poderão ultrapassar 100 km/h e gerar ondas de até seis metros. Em alguns pontos, pode até ter força de furacão.
A Marinha, que classificou o acontecimento como Tempestade Subtropical “Yakecan” monitora a situação e alerta navegantes. As informações foram fornecidas ontem pelo site especializado em meteorologia MetSul, e confirmadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
“Todo mundo fica assustado com o nome ‘ciclone’. Mas, antes de qualquer coisa, quero deixar claro que toda frente fria tem um ciclone extratropical associado. Essa em específico passou o ciclone extratropical junto com a frente, só que ele se desprendeu dela. Isso faz que com ele mude de categoria e se vire ciclone subtropical, porque está no extremo Sul do Rio Grande do Sul”, explica Marcia Seabra, coordenadora do Inmet.
A situação está em aviso laranja, que designa rajadas de vento de até 100 km/h, com possibilidade de aumento da velocidade, alcançando a categoria vermelha entre a tarde e a noite.