Confúcio Moura cobra soluções do Ministério do Trabalho para perícias médicas do INSS no estado de Rondônia

Ministro garantiu que a partir do próximo mês pessoas que necessitam de pericias médicas poderão receber avaliação por tele atendimento
11/04/2022 10:36
Atualizado 11/04/2022 10:38
 | Fonte: Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Em busca de soluções para resolver a crise da perícia médica do INSS em Rondônia, o senador Confúcio Moura (MDB) reuniu-se nessa sexta-feira (08), em Brasília, com o Ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, o subsecretário da perícia médica federal, Álvaro Friderichs Fagundes e técnicos do departamento de perícia federal.

Ao iniciar o evento, o senador enfatizou que esta é a terceira reunião com o objetivo de discutir alternativas para resolver esse problema que atinge diretamente o cidadão, e que não dá mais para esperar.  “Nós viemos aqui para resolver esse problema dos doentes, dos trabalhadores que precisam de licença, para receber o auxílio doença, e tem que andar em Rondônia quilômetros e quilômetros, encarar uma fila gigantesca e esperar muito para que os seus benefícios possam chegar”, disse.

Confúcio Moura lembrou que as pessoas que buscam o perito do INSS estão doentes, precisam de dinheiro e que não querem favor. “Alguns estão com a perna fraturada, outros têm AVC, outras doenças, eles precisam de dinheiro rápido, por que tem médico, tem remédio, tem muitas despesas, e sem a pericia não recebe. Se foi o Estado que colocou esta condição, que seja o Estado a providenciar a pericia”, cobrou o parlamentar.

José Carlos Oliveira disse que reconhece a legitimidade dos pleitos, e que as sugestões do senador vêm ao encontro do pensamento do Ministério.  “Senador Confúcio, a partir de agora o Ministério vai dar continuidade àquilo que já está sendo feito com relação a possibilidade de flexibilizar, para que a perícia seja feita a distância, para que as pessoas das regiões onde hoje nós não temos peritos possam ser periciadas. É usar os profissionais de um lugar para atender os locais onde não existem este profissional. É o que estamos chamando de tele avaliação”, explicou o ministro Oliveira.

De acordo com o ministro, o programa piloto está sendo desenvolvido e poderá atender pessoas que necessitam de perícia. O atendimento de tele avaliação. “Por exemplo, uma pessoa lá de Minas está sendo periciada por um médico em Mossoró (RN), então isso, é uma ferramenta, uma modalidade que veio para ficar, e com a sua ajuda, senador, a gente vai ampliar para Brasil inteiro. Em meados de maio o piloto termina, aí a gente vai poder estender isso para todo o Brasil”, detalhou o chefe da Pasta.

Ao finalizar a reunião, o senador se disse satisfeito e que a audiência foi positiva, pois algumas alternativas foram oferecidas pelo ministro.  “Aos poucos essas ações poderão ir solucionando a dramática situação de escassez de médicos peritos, principalmente, na região amazônica. Precisamos parar de achar que benefícios do INSS é favor do Estado para os trabalhadores. Não é!”, finalizou Confúcio Moura.

Participaram da reunião a coordenadora regional da perícia médica da Região Norte e Centro Oeste, Marina Fernandes, a perita federal, Heloísa Goulart e a assessora parlamentar, Elizete Lionel.