Essenciais no controle e participação da sociedade nas ações do Poder Executivo, ouvidores comemoram Dia Nacional do Ouvidor
Importância do trabalho desenvolvido por cada ouvidor foi destacada
Com serviço aberto ao cidadão para receber suas reivindicações, denúncias, sugestões e também elogios, a Ouvidoria Geral do Estado de Rondônia (OGE) é um espaço que funciona como uma ponte entre o cidadão e o Governo. Na manhã desta quarta-feira (16), foi realizado um encontro com ouvidores de vários municípios do Estado para comemorar o Dia Nacional do Ouvidor, valorizar e demonstrar a importância do Ouvidor na sociedade, que atende o cidadão e usa das manifestações como uma ferramenta de gestão.
A ouvidora-geral do Estado de Rondônia, Etelvina da Costa Rocha, deu início ao encontro e salientou a importância do trabalho desenvolvido por cada ouvidor.
“Garantir voz e vez é uma das nossas maiores missões. Somente assim possibilitamos a solução de problemas. Vale ressaltar a evolução das ouvidorias em âmbito estadual e municipal. Exercer essa função não é fácil e exige enfrentar as dificuldades com determinação, espontaneidade, compromisso, empatia e, principalmente, imparcialidade”, disse a ouvidora-geral.
Etelvina ainda reforça que “ouvir o cidadão, além de melhorar a gestão pública, constitui também o importante elemento do fortalecimento da democracia”. A Ouvidoria é uma instância de controle e participação social, onde o cidadão contribui para a implementação de políticas públicas e faz a avaliação dos serviços prestados. Imparcial e independente, a Ouvidoria trata todas as demandas recebidas no rigor das leis vigentes, tendo importância como órgão de participação e controle social buscando sempre inserir o cidadão na política pública administrativa.
Em vídeo reproduzido, o governador Marcos Rocha parabenizou os ouvidores e pontuou o significado desta data.
“A Ouvidoria tem um papel extremamente importante para a sociedade, porque, além de acolher, ela também repassa as informações para que a administração possa corrigir as solicitações. Parabenizo todos os ouvidores e que possamos estar sempre juntos para contribuir na construção de uma sociedade melhor”, disse o governador.
Após as falas, palestrantes convidados instruíram os ouvidores com temas importantes para a qualidade dos serviços prestados à sociedade, como a “Linguagem Cidadã – o papel da comunicação pública”, ministrado pelo Gestor de Segurança e Privacidade do Gabinete da Ouvidoria, Felipe Lima Guimarães; e a “Importância da ouvidoria para o cidadão e as experiências vivenciadas na ouvidoria”, ministrada pelo secretário federal de Controle Interno da CGU, Antônio Carlos Bezerra e o superintendente da Controladoria Regional da União, Miguel Mauricio Kurilo.
COMO A OUVIDORIA ATENDE O CIDADÃO
A Ouvidoria atende tanto o cidadão (público externo), quanto o servidor público (público interno), que podem sugerir, reclamar, solicitar, elogiar e denunciar. O atendimento é feito 24h através da Plataforma Integrada de Ouvidoria.
Atendimento Telefônico: 0800-647-7071; 3212-8050; 3216-1015 (das 07h30 ás 13h30)
E-mail: ouvidoria@ouvidoria.ro.gov.br
Atendimento presencial: Av. Farquar, 2986 Bairro Pedrinhas – Palácio Rio Madeira (CPA)- Edifício Rio Jamari.
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira das 07h30 às 13h30.
Caso o cidadão ou o servidor público necessite de um atendimento específico, o Poder Executivo Estadual oferece a ele, Ouvidorias especializadas em cada secretaria. Por exemplo: O cidadão ou servidor público deseja reclamar sobre o atendimento recebido em um hospital da rede estadual, será de responsabilidade da Ouvidoria Geral da Sesau/Sus, essa é a Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), ela é especializada em assuntos que tratam sobre a saúde pública no âmbito estadual.
Os prazos para a Ouvidoria Geral responder o manifestante são de 30 dias prorrogáveis por igual período uma única vez, perante justificativa plausível.