Proerd e Patrulha Maria da Penha são destaques nas atividades sociais da PMRO
A apresentação dos serviços e os projetos e atividades para o ano de 2022 da Coordenadoria de Atividades Sociais (Cas), da Polícia Militar de Rondônia, aconteceu na manhã desta segunda-feira, 21, no gabinete do Quartel da Polícia Militar de Rondônia (PMRO).
Os projetos e atividades desenvolvidos pela Coordenadoria envolvem o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), o Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), Escola Segura, Polícia Mirim e Polícia Comunitária.
Participaram da reunião, o comandante-geral da PMRO, coronel PM James Alves Padilha, o subcomandante-geral, coronel PM Rone Herton Dantas de Freitas, o coordenador do Cas, coronel PM Odinelson Gomes Braga, dentre oficiais e praças que atuam na Coordenadoria.
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Na ocasião também foi apresentada a revista “Patrulha Maria da Penha: Em defesa da mulher” que objetiva apresentar as formas de violência e os serviços prestados pela Patrulha Maria da Penha, que atua no Estado de Rondônia em 11 municípios, dentre eles Porto Velho e Ji-Paraná.
O destaque para o trabalho do Nupevid quanto à prevenção a violência doméstica pode ser destacada pela quantidade de atendimentos realizados em 2021, que ultrapassam 6.000 mil visitas realizadas em todo Estado de Rondônia, realizados pela Patrulha Maria da Penha.
PROERD
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD atua na prevenção primária às drogas dentro do ambiente escolar. O projeto teve suas atividades afetadas durante a pandemia, e começou gradativamente seu retorno no ano de 2021, quando atendeu mais de 5 mil crianças.
O Proerd atua na aprendizagem socioemocional de acordo com o coordenador do Cas, coronel PM Odinelson Gomes Braga, e hoje necessita de mais policiais para dar continuidade e atender as escolas que fazem parte do projeto no Estado de Rondônia. “Para o ano de 2022, temos a proposta de realizar um treinamento, inclusive ofertando vagas para polícias vizinhas. As crianças tem a polícia como sua última esperança e a manutenção desse projeto é essencial para sociedade”, disse o coordenador.
POLÍCIA MIRIM
O Projeto Polícia Mirim atualmente é desenvolvido em 15 Municípios do Estado de Rondônia, sendo os municípios com maior quantidade de Pelotões Vilhena e Ariquemes. Para 2022, o coordenador do CAS, coronel PM Braga, o sucesso do projeto traz novidades para este ano. “Pretendemos expandir a implantação do Projeto Polícia Mirim para os municípios de Porto Velho, Campo Novo e Pimenteiras D´Oeste,” explanou o coordenador.
O comandante-geral, coronel PM James Alves Padilha falou da importância do trabalho desenvolvido pelo Cas tanto na área de educação quanto para proteção das vítimas de violência. “Os trabalhos desenvolvidos pela Coordenadoria trazem um reflexo social muito importante, seja na sensibilização das crianças ou na proteção a vida”, finalizou o coronel.