Novos desafios para a educação de trânsito em Rondônia são apresentados na Jornada Pedagógica do Detran

Jornada Pedagógica, tem objetivo de alinhar as diretrizes e metas das políticas de educação de trânsito no âmbito do Detran
16/02/2022 08:05
Atualizado 16/02/2022 08:05
 | Fonte: Foto: Ivi Fideles
Foto: Ivi Fideles

Na segunda-feira (14), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) promoveu no auditório do Colégio Tiradentes (CTPM I) em Porto Velho, a abertura da Jornada Pedagógica coordenada pela Diretoria de Educação de Trânsito (Dtet). 

São objetivos da Jornada Pedagógica o alinhamento das diretrizes e metas das políticas de educação de trânsito no âmbito da autarquia; a promoção de melhoria na qualidade de ensino nos cursos de condutores especializados e  desenvolvimento de competências e habilidades nos servidores que atuam na educação de trânsito.

Presente na abertura do evento, o diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, falou sobre os desafios e objetivos a serem atingidos, conforme o Plano Nacional de Redução de Acidentes de Trânsito, e que a Jornada Pedagógica é o momento de compartilhar experiências, refletir sobre ações e planejar estratégias para o alcance de objetivos. 

O servidor Sidnei Costa Rodrigues, que participa da Jornada, comentou que suas expectativas quanto a capacitação é de melhorar o trabalho como educador de trânsito. “Temos a oportunidade de planejar nossas ações e sistematizá-las para o cumprimento de metas previstas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e assim atender melhor nosso público interno e externo, seja nas ruas, nas avenidas, nas escolas, faculdades e com a população de modo geral em ações sociais com a conscientização e mudança de comportamento de condutores e pedestres, o que implica na redução de feridos e mortes no trânsito” – pontuou.

“Mobilizar tempos, saberes e compartilhar conhecimentos no espaço de atuação profissional é o que entendemos por formação continuada. Sendo assim, a tarefa essencial na garantia de uma educação de qualidade para os profissionais que atuam no trânsito, exige oportunizar aos mesmos a análise crítica, inovadora e permanente de sua prática, considerando as formações a partir das necessidades locais e regionais, bem como os indicadores de trânsito existente, em consonância com as demandas oriundas do contexto social e diretrizes que permeiam a educação de trânsito no país” – destacou a diretora da Dtet, Cláudia Roberta Stochi

A Jornada Pedagógica segue até o dia 18 de fevereiro, com abordagens dos seguintes temas: estudo das legislações pertinentes à Educação de Trânsito e Educação Formativa; reestruturação dos projetos e rotinas administrativas da Coordenadoria de Educação de Trânsito (CET); qualificação dos servidores em metodologias ativas, avaliação do ano de 2021 e intervenções pedagógicas na estratégia de atuação formativa de trânsito para 2022.