TILÁPIA: Depois de subir por três meses seguidos, preço cai em novembro

09/12/2021 09:25
 | Fonte: Pixabay/DearPhoto1990
Pixabay/DearPhoto1990

A oferta controlada e o mercado aquecido vinham mantendo os preços da tilápia em movimento de alta há três meses. Em novembro, contudo, os valores recuaram na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea, influenciados pela maior disponibilidade de animais.

De acordo com colaboradores consultados pelo Cepea, a pressão veio da baixa demanda por parte das indústrias, Ceasas e feiras, que, por sua vez, relataram enfraquecimento das vendas no varejo e no mercado de food service. Além disso, produtores de alevinos indicaram que a oferta do animal na fase inicial já se normalizou, mas o ritmo de comercialização está fraco.

No geral, compradores estão sendo mais cautelosos no alojamento, devido ao alto custo de produção e a consequentes dificuldades no repasse desses aumentos ao valor do peixe. Segundo levantamento do Cepea, na região dos Grandes Lagos (noroeste do estado de São Paulo e divisa de Mato Grosso do Sul), a tilápia in natura foi negociada a R$ 7,59/kg em novembro, recuo de 1,1% em relação a outubro.