Alerta de enchente: Rio Machado se aproxima do nível crítico em Ji-Paraná
As fortes chuvas que atingem Ji-Paraná e as cabeceiras do Rio Machado têm elevado o nível do rio, colocando a cidade em estado de alerta. Na tarde desta quinta-feira (16), o nível do rio atingiu 9,87 metros, ficando a apenas 13 centímetros do nível de atenção, que é de 10 metros.
Diante da situação, a Defesa Civil de Ji-Paraná alerta para a possibilidade de ocorrência de enchentes e orienta a população a tomar as devidas precauções. A coordenadora da Defesa Civil, Meire Zanettin, recomenda que as pessoas separarem documentos importantes, roupas de troca e verifiquem a possibilidade de se abrigar em casas de parentes ou amigos em áreas seguras, caso seja necessário deixar suas residências.
Para as famílias que não tiverem onde se abrigar, a Prefeitura de Ji-Paraná já está preparando o Ginásio de Esportes Adão Lamota para receber os desalojados. O Corpo de Bombeiros, em conjunto com as secretarias municipais de Planejamento, Assistência Social e Família, Obras e Serviços Públicos e Proteção e Bem-Estar Animal, estão mobilizados para atender a população em caso de emergência.
A Prefeitura de Ji-Paraná reforça a importância de que as famílias que residem em áreas de risco fiquem atentas ao nível do rio e acompanhem as informações divulgadas pela Defesa Civil. A população deve evitar cruzar rios e córregos, não se abrigar embaixo de árvores e evitar áreas alagadas.