Intervenção psicossocial em adolescentes indígenas em conflito com a lei é tema de reunião na comarca de Guajará Mirim
Uma reunião na Casa de Apoio à Saúde Indígena (CASAI), em Guajará Mirim, discutiu a reintegração social e o apoio psicológico à jovens indígenas em conflito com a lei e em situação de vulnerabilidade. A iniciativa tem como foco o Projeto Fortalecendo Vínculos, que busca proporcionar oportunidades para os(as) adolescentes indígenas em conflito com a lei, respeitando suas culturas.
O projeto está alinhado com a Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 524, de 27 de setembro de 2023, que visa estabelecer diretrizes para a execução de medidas socioeducativas em meio aberto e semiaberto. Esta resolução garante a participação da comunidade e o respeito aos direitos e à cultura dos(as) adolescentes em conflito com a lei.
Conduzida pelo juiz da Vara da infância Gleucival Zeed Estevão, a reunião teve a participação da assistente social Fátima Braga e do psicólogo Henrique Neto, do TJRO, além do chefe da CASAI, Francisco Oliveira; a assistente social Greice Quele; e o psicólogo Taffarel, o assessor do Condisi Givanildo Oro Waram e o chefe indígena da seduc Nelson Oro Waram. Juntos, discutiram pontos estratégicos de interesse das comunidades indígenas e definiram os detalhes para o lançamento do projeto, previsto para ocorrer no dia 22 de novembro de 2024 na sede do Fórum de Guajará-Mirim.