Dra. Taíssa propõe criação do "Dia Estadual Verde e Rosa" para promover saúde da mulher em Rondônia

Projeto visa conscientizar e prevenir o câncer de mama, câncer de colo do útero, sífilis e sífilis congênita, com ações anuais em todo o estado.
Há 2 horas
 | Fonte: Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO
Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO

Em mais uma iniciativa voltada para a saúde pública, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) apresentou o Projeto de Lei 2441/23 na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, instituindo o "Dia Estadual Verde e Rosa". A proposta visa a conscientização e prevenção do câncer de mama, câncer de colo do útero, além do combate à sífilis e sífilis congênita, com foco especial nas mulheres. 

O projeto define o terceiro sábado de outubro como a data oficial para a realização das ações, que devem envolver tanto a rede pública quanto a privada de saúde em um regime de cooperação. A iniciativa reforça a importância de medidas de promoção à saúde, sensibilizando a população sobre doenças que afetam especialmente o público feminino.

A justificativa do projeto destaca a adesão de Rondônia às campanhas mundiais de conscientização sobre saúde da mulher, alinhando-se a políticas que buscam não apenas informar, mas prevenir e combater essas doenças por meio de ações de mobilização social e atendimento médico.

Segundo a deputada Dra. Taíssa Sousa, a proposta é uma resposta à necessidade crescente de cuidados preventivos, especialmente em regiões mais afastadas do estado, onde o acesso a informações e serviços de saúde pode ser limitado. "Nosso objetivo é promover a conscientização e garantir que mulheres em todo o estado tenham acesso a exames e orientações que podem salvar vidas", afirmou a deputada.

Agora, o projeto aguarda a tramitação na Assembleia Legislativa e, caso aprovado, representará um importante avanço para a saúde feminina em Rondônia, com impacto direto na redução de casos de câncer de mama, colo de útero e sífilis.