Ministério da Saúde recebe iluminação especial alusiva à conscientização sobre a hanseníase
Objetivo é promover informação, enfrentar o estigma e discriminação e incentivar o diagnóstico precoce e o tratamento da doença
Em janeiro, Brasília adere à campanha Janeiro Roxo, uma iniciativa nacional de conscientização sobre a hanseníase . Com o objetivo de promover informação, enfrentar o estigma e discriminação e incentivar o diagnóstico precoce e o tratamento da doença, o Ministério da Saúde recebeu iluminação especial na noite de segunda-feira (13) na cor roxa.
Desde 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e a cor roxa para campanhas educativas em todo o país, como um alerta para a prevenção e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.
Entre os monumentos que costumam ser iluminados, destacam-se o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a Esplanada dos Ministérios. Essa ação simbólica visa chamar a atenção da população para a importância de reconhecer os sinais da hanseníase, uma doença que tem cura, desde que diagnosticada e tratada de forma adequada. A iluminação especial reforça o compromisso do governo federal com a saúde pública e com a disseminação de informações corretas sobre a doença.
Sobre a hanseníase
A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, transmitida por contato próximo e prolongado com pessoas infectadas que não estão em tratamento. Os principais sinais e sintomas são: manchas com alteração de sensibilidade e/ou dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e pernas. O diagnóstico precoce e o tratamento, fornecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), garantem a cura da doença.
Fique atento
- O exame de contato, é uma medida essencial para prevenir a hanseníase;
- Identificar precocemente casos suspeito, permite iniciar o tratamento precoce, evitando complicações e o surgimento de sequelas e deformidades.