Resultado do IDEB aponta avanços na educação básica em Cerejeiras

Indicadores como o resultado do IDEB mostram que, mesmo após pandemia de 2020, a educação continua avançando.
Há 1 semana
 | Fonte: Foto: noticiasdecerejeiras
Foto: noticiasdecerejeiras

A rede municipal de ensino de Cerejeiras, vem alcançando avanços no resultado do IDEB. A pandemia trouxe novos desafios para a Educação e agravou os resultados que já existiam. Diversas pesquisas com dados nacionais e internacionais apontam que esses três elementos (acesso, trajetória e aprendizagem) foram fortemente afetados de forma negativa pelo longo período em que as escolas estiveram fechadas. E o município vem garantindo melhores resultados após a pandemia.  

Com uma nota de 5,8 na série iniciais do ensino fundamental da rede púbica acima da nota do Estado que alcançou 5,6 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) em 2023. Com isso o município consolida como sexto município com a maior nota no estado de Rondônia. Em 2021 a nota do município foi de 5,5, um avanço de 3 pontos. O resultado é um reflexo da implementação de novas estratégias para melhorar o desempenho, focando na alfabetização e na formação de professores na gestão escolar.   

A avaliação abrangeu as quatro escolas que compõem a rede municipal de ensino de Cerejeiras. Entre elas merece destaque a EMEIEF Mundo da Criança Tiago Panatto, com uma nota de 6,0.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 pelo Inep com o objetivo de medir a qualidade do aprendizado nas escolas brasileiras e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O Ideb é um indicador que permite à população monitorar a qualidade da educação por meio de dados concretos, incentivando a sociedade a se mobilizar em busca de avanços.