Maio Laranja – Mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é destaque em Cacoal

Nesta semana (14), uma importante ação foi realizada na Praça Municipal como parte da campanha Maio Laranja, que combate o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento, realizado pela a Prefeitura de Cacoal, em parceria com a SEMED, SEMAST e o Conselho Tutelar, reuniu profissionais da educação, assistência social, saúde, conselheiros tutelares e a comunidade, com atividades de conscientização, orientações e mobilização social.
Durante a ação, o vice-prefeito Tony Pablo reforçou o compromisso do município com a causa: “Reforçamos nosso dever de proteger nossas crianças e adolescentes contra qualquer forma de abuso ou exploração”.
O Maio Laranja é uma campanha nacional de conscientização e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Criada para mobilizar toda a sociedade, ela tem como marco o dia 18 de maio, em memória de Araceli, uma menina de apenas 8 anos que foi brutalmente assassinada em 1973 após sofrer violência sexual.
Infelizmente, milhares de crianças e adolescentes são vítimas de violência sexual todos os anos no Brasil. Muitas vezes, o agressor está dentro de casa ou no convívio familiar e social da vítima. O medo, a culpa e a desinformação silenciam essas vozes. Por isso, é essencial estarmos atentos, informados e preparados para agir.
Como identificar os sinais:
Mudanças repentinas de comportamento, tristeza profunda, isolamento, baixa autoestima, medo de determinadas pessoas ou lugares, e até dores físicas sem causa aparente podem ser indícios de que algo está errado.
Como denunciar:
- Disque 100 – canal anônimo, gratuito e disponível 24 horas.
- Conselhos Tutelares
- Delegacias Especializadas
- Ministério Público
- Plataformas online do Ministério dos Direitos Humanos