Mezanino de loja que desabou em Cacoal, RO, foi construído sem acompanhamento técnico, diz Crea
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO) esclarece que, nesta terça-feira (11), um agente fiscal esteve em Cacoal para realizar uma vistoria em uma obra que desabou recentemente na cidade, preocupando as autoridades locais devido à gravidade do ocorrido.
Durante a inspeção, foi constatado que o mezanino da loja “Baratão” estava sendo utilizado como depósito e foi construído sem o acompanhamento técnico de um engenheiro responsável. Tal situação configura uma infração grave às normas de segurança e regulamentação da construção civil.
O Crea-RO reitera que a ausência de um profissional qualificado para projetar, executar e supervisionar obras ou serviços técnicos de engenharia e agronomia representa uma violação legal e um risco à segurança de trabalhadores e frequentadores de estabelecimentos comerciais e residenciais.
O órgão reforça a importância de que todas as construções sejam supervisionadas por engenheiros devidamente registrados, com o objetivo de prevenir acidentes e assegurar a integridade estrutural de empreendimentos.
De acordo com o presidente do Crea-RO, Edison Rigoli, mais uma edificação causou um óbito em nosso Estado. É preciso ter consciência de que construções antigas devem passar por manutenções periódicas e vistorias técnicas realizadas por engenheiros para avaliar as condições estruturais dos empreendimentos e evitar tragédias no futuro.
Contamos com a colaboração da sociedade para assegurar a segurança e o cumprimento das normas técnicas em todas as obras.