Justiça determina que Estado de Rondônia retome atendimento a pacientes renais em Cacoal

Há 4 semanas
 | Fonte: Foto: ominutonoticia
Foto: ominutonoticia

A Justiça determinou que o Estado de Rondônia retome imediatamente o atendimento a pacientes renais em Cacoal, com a realização do procedimento de fístula arteriovenosa, essencial para pacientes em hemodiálise. A decisão foi obtida após uma ação civil pública movida pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO), que identificou que 45 pacientes em estado crítico não estavam recebendo a assistência necessária.

O procedimento de fístula arteriovenosa é realizado por médicos vasculares e, caso não possa ser feito na rede pública, o Estado deverá encaminhar os pacientes à rede privada sem custos para os usuários. O caso ganhou destaque após a exoneração de médicos vasculares no Hospital Regional de Cacoal, o que resultou na suspensão do serviço. Atualmente, apenas um profissional está disponível, atendendo urgências e pacientes internados.

Com a decisão, a continuidade do atendimento foi garantida, com a retomada dos procedimentos necessários para evitar complicações graves aos pacientes com Doença Renal Crônica (DRC). A medida visa assegurar o cumprimento do pacto firmado em 2022 entre o Estado e o Município de Cacoal, visando atender a demanda dos pacientes renais.