Mil mesários receberam treinamento com urnas eletrônicas em Cacoal

Os mesários que trabalham nas eleições têm direito a dois dias de folga por cada dia de treinamento e outros dois por turno da eleição.
Há 1 hora
 | Fonte: Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Mil mesários trabalharão nas eleições municipais de Cacoal, que acontecerão em 6 de outubro. Para preparar esses voluntários, a Justiça Eleitoral realizou um treinamento, durante toda a semana, sobre procedimentos e resolução de problemas com eleitores ou urnas eletrônicas.

Por conta do número de participantes, o treinamento foi divido em turmas e dias separados. “O nosso desafio é treinar adequadamente mil pessoas. Em Cacoal temos quase duzentas e cinquenta seções, cada seção tem quatro pessoas trabalhando, e eles são no dia da eleição a autoridade para garantir que o processo flua da melhor forma possível. Durante o treinamento nós fizemos simulações de situações eleitorais, como por exemplo uma pessoa que demora pra votar, uma pessoa com deficiência que precisa ser atendida, são várias situações que os voluntários irão viver no dia e precisam estar preparados”, ressalta Cariny Cielo, chefe de cartório da 11º Zona Eleitoral.

O treinamento conta com três etapas: a teórica, onde os voluntários aprendem sobre a legislação; a demonstração da urna eletrônica; e a interação com o equipamento, onde eles digitam e realizam outros procedimentos que representam eventuais erros que podem ocorrer no dia da votação.

A agente comunitária de saúde Maria do Carmo Firman é uma voluntária veterana. Para ela, o treinamento serve para relembrá-la de pontos importantes e introduzi-la às novidades.” Eu sou voluntária a muitos anos já e adoro poder participar e ajudar as pessoas e no treinamento sempre apendemos coisas novas. É muito bom”, comenta.
O Willyan Rodrigues é mesário voluntário desde 2020 e faz questão de participar desse processo tão importante. Para ele, mesmo com experiência na função o treinamento é fundamental. “É extremamente válido. É importante que a gente esteja preparado para esse momento, para que os eleitores possam vir as seções eleitorais e participar de uma forma bastante tranquila e que o pleito aconteça dentro da normalidade”, diz.

Antes do dia da votação, o contato direto com a urna é extremamente importante para os voluntários. Durante o treinamento, eles aprendem desde como retirá-la da caixa, até o funcionamento do teclado.

Os mesários que trabalham nas eleições têm direito a dois dias de folga por cada dia de treinamento e outros dois por turno da eleição.