Alerta máximo em Cacoal: Escolas suspendem atividades ao ar livre por conta da poluição

Há 6 dias
 | Fonte: Foto: ominutonoticia
Foto: ominutonoticia

Cacoal, RO – A qualidade do ar em Rondônia está crítica, com a fumaça das queimadas cobrindo os céus e afetando a saúde da população. Diante desse cenário, o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) recomendou a suspensão de atividades físicas e esportivas ao ar livre em todas as escolas, tanto públicas quanto privadas.

Em Cacoal, as escolas já adotaram as medidas recomendadas pelo MPRO. No Centro Municipal de Educação Infantil Expedito Alves de Macedo, por exemplo, a diretora Rose Góes relata que as crianças estão recebendo mais atenção e cuidados. "Todas as salas possuem garrafas com água para que as crianças fiquem hidratadas. Os momentos de recreação ficaram mais restritos, mas quando acontecem, tomamos medidas para amenizar os efeitos da fumaça, como molhar a areia do parquinho", explica a diretora.

A preocupação com a saúde das crianças é grande. A diretora de outra escola relata que o número de alunos com problemas respiratórios aumentou significativamente. "Temos orientados aos pais a manterem as crianças em casa caso apresentem sintomas como tosse e dificuldade para respirar", afirma. 

A medida permanecerá em vigor até que a qualidade do ar melhore.