Agressão em ônibus de estudantes do IFRO em Cacoal gera revolta e debate sobre transporte

Há 3 semanas
 | Fonte: Foto: Redes Sociais
Foto: Redes Sociais

Cacoal, RO – Um caso de agressão envolvendo um estudante do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) em Cacoal ganhou repercussão nas redes sociais após um vídeo do incidente viralizar. Nas imagens, é possível ver um homem agredindo verbalmente uma aluna, que reage levantando a mão em um gesto de paz. Em resposta, o agressor a dá um tapa na moça, gritando para que ela “baixe a mão”.

A agressão gerou indignação e revolta nas redes sociais, com diversas pessoas se manifestando em repúdio à violência. O caso também trouxe à tona a discussão sobre a segurança dos estudantes nos transportes públicos e a necessidade de medidas para garantir um ambiente mais seguro e respeitoso para todos.

Transporte dos estudantes do IFRO

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Cacoal, a Secretaria de Estado da Educação e a direção do IFRO para obter mais informações sobre o caso e sobre o transporte dos estudantes.

O IFRO informou que não há legislação específica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que garanta recursos para o transporte escolar dos estudantes. No entanto, a instituição oferece um auxílio financeiro para que os alunos possam arcar com os custos do transporte terceirizado.

A Prefeitura de Cacoal, por sua vez, contribui liberando o acesso do ônibus do “Tarifa Zero” às dependências do instituto para facilitar o transporte dos alunos que moram no distrito do Riozinho.

Modalidades de transporte

Atualmente, os estudantes do IFRO em Cacoal utilizam diversas modalidades de transporte para chegar ao campus. Além do ônibus do “Tarifa Zero”, os alunos também utilizam os ônibus do Expresso Batista, Morais Tur, AEERO e Real Tur.

Requisitos para o auxílio estudantil

O IFRO informou que os estudantes que desejam receber o auxílio financeiro para o transporte devem atender a alguns requisitos, como estar matriculados em um curso técnico de nível médio ou graduação e cumprir as condições estabelecidas no Regulamento dos Programas de Assistência Estudantil (REPAE).

Próximos passos

A direção do IFRO está acompanhando de perto o caso da agressão e se solidariza com a estudante vítima do ocorrido. A instituição reforça a importância de um ambiente seguro e respeitoso para todos os estudantes e está tomando as medidas cabíveis para garantir a segurança dos alunos no transporte.

É fundamental que as autoridades competentes investiguem o caso e punam o agressor. Além disso, é preciso que sejam tomadas medidas para garantir a segurança dos estudantes nos transportes públicos e que sejam oferecidas condições adequadas para o transporte dos alunos do IFRO.