VÍDEO: Reunião em Cacoal aborda projeto do piso da Enfermagem

Presidente do SINSEMUC, autoridades da saúde e câmara de Cacoal debatem projeto do piso da Enfermagem após sessão
18/09/2023 17:49
Atualizado 18/09/2023 20:54
 | Fonte: FOTO: CACOALNOTICIAS
FOTO: CACOALNOTICIAS

Na manhã desta segunda-feira, (18), o presidente do SINSEMUC, Fernando Neves de Souza, juntamente com autoridades da saúde, incluindo a conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), Edna Motta, e o presidente da câmara de Cacoal, Valdomiro Corá, e dos vereadores Toninho do Jesus, Dr. Paulo Henrique, João Paulo Pichek e Lauro Garçom do Semáforo, participaram de uma reunião no gabinete da câmara de vereadores após sessão da câmara e discutiram sobre o projeto do piso da Enfermagem.

Fernando Neves de Souza, presidente do SINSEMUC, destacou a importância da presença dos profissionais de enfermagem do Município de Cacoal na discussão desse tão sonhado projeto do piso da Enfermagem. Ele ressaltou que o projeto foi enviado pelo prefeito à casa de Leis na última sexta-feira, mas inicialmente não havia sido recebido, o que levou à mobilização da categoria.

A expectativa do sindicato é que o projeto seja lido e tramite na Casa de Leis, visando sua aprovação o mais breve possível pelos novos vereadores. O presidente do sindicato mencionou que o projeto foi debatido pelo sindicato e pela comissão dos servidores, mas ainda há questionamentos sobre a redação do mesmo.

Edna Motta, conselheira do Coren-RO, ressaltou a luta nacional pela implementação do piso da Enfermagem e a busca por uma lei que garanta esse direito. Ela mencionou que o projeto enviado pelo prefeito não trata da lei do piso, mas sim de recursos do Ministério da Saúde como complemento. A comissão do prefeito orientou que ainda não há uma lei garantida devido a impasses no STF.

Valdomiro Corá, presidente da câmara de Cacoal, informou que o projeto foi lido e será avaliado pelo procurador geral para emissão de parecer. As comissões estão se reunindo para dispensar o parecer e marcar a votação do projeto, que é importante para os servidores da saúde. Além disso, ele mencionou a chegada de um projeto para a liberação de recursos destinados ao asfaltamento da cidade.

A reunião deixou em aberto a expectativa pela aprovação do projeto do piso da Enfermagem e a solução dos impasses em torno desse importante direito dos profissionais de enfermagem.