Presidente do Tribunal de Justiça assume como governador interino de Rondônia
Posse temporária ocorre em razão de uma viagem institucional do governador Marcos Rocha. O desembargador ocupa a terceira posição na linha de sucessão do governo; entenda porque ele assumiu o cargo.
O desembargador Raduan Miguel Filho, presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, assumiu nesta segunda-feira (24) o cargo de governador interino do estado. A posse temporária, entre 25 e 29 de novembro, ocorre em razão de uma viagem institucional do governador Marcos Rocha.
O desembargador, que ocupa a terceira posição na linha de sucessão do governo estadual, assumiu o cargo porque o vice-governador, Sérgio Gonçalves, e o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), Alex Redano, estão indisponíveis.
O anúncio ocorre após uma solenidade de posse da nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Rondônia, Inês Moreira da Costa.
"Eu estou muito emocionado. Éum registro que se faz para a história do Estado de Rondônia, de um presidente de um Tribunal de Justiça entrar na linha sucessória da gestão do Governo do Estado, é uma responsabilidade muito grande", discursou o desembargador.
Segundo a assessoria, o vice-governador está em licença médica até o dia 30 de novembro e permanecerá afastado das atividades para se recuperar. Já o presidente da ALE-RO encontra-se em missão oficial no Paraguai, onde deve participar de reuniões com empresários e investidores.
Quem é o presidente do TJ-RO?
Natural de Junqueirópolis (SP), Raduan Miguel tem 65 anos e é filho de imigrantes libaneses: Raduan Salomão Miguel e de Josefina Miguel. O desembargador se mudou para Rondônia ainda jovem, onde vive há mais de 40 anos.
O magistrado possui formação em Ciências Jurídicas, com pós-graduação em Direito Constitucional e mestrado em Poder Judiciário. Começou a atuar como advogado pouco tempo depois de chegar em Rondônia. O desembargador é magistrado de carreira há 36 anos.