Grupo de Ariquemes faz visita técnica à Casa Verde Viveiro Educativo em Porto Velho
Acadêmicos e docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, realizaram visita ao espaço denominado Casa Verde – Viveiro Educativo, na UNIR (Universidade Federal de Rondônia), em Porto Velho (RO). Participaram da aula de campo, estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas dos 2º, 4º, 6º e 7º períodos. A visita ocorreu no dia 13 de novembro de 2024, organizada pelas Professoras Daniely Batista Alves Martines e Ady Correa da Costa.
Foi uma oportunidade para os alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas terem contato com espaços e materiais que não possuem no campus, ampliando e afirmando os conhecimentos adquiridos em sala de aula de forma prática. Além disso, as oficinas e visitas são elementos essenciais para o desenvolvimento de atividades de curricularização das disciplinas envolvidas. E se insere na ementa da disciplina, que prevê ida a espaços que interajam com as técnicas e métodos abordados em sala de aula nas disciplinas e o desenvolvimento de oficinas nesses espaços, que fornecerão instrumentos para a prática de ações de educação ambiental.
A Professora Daniely explica que através de ações como estas o IFRO oportuniza o cumprimento da missão de integrar ensino, pesquisa e extensão, sendo “atividades que aproximam os acadêmicos da comunidade externa e promovem experiências importantes para complementar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, proporcionando novas formas de abordagens e experiências práticas, além de promover a interação entre os acadêmicos dos diferentes períodos”.
Durante as visitas os acadêmicos tiveram a oportunidade de participar de diversas oficinas, incluindo a Oficina de Kokedamas; Oficina de tintas naturais; Oficina de compostagem; e Oficina de bombas de sementes. Os representantes do IFRO puderam ainda conhecer o espaço, as atividades e os principais projetos desenvolvidos pelos acadêmicos da instituição parceira no Curso de Ciências Biológicas.
“O fato de serem também acadêmicos a estarem transmitindo as informações enriqueceu ainda mais a experiência e estimulou os nossos alunos a desenvolverem os conhecimentos adquiridos em suas atividades práticas na instituição”, concluiu a docente.