Policiais Militares Ambientais participam de curso de formação de Educadores Ambientais no Rio Grande do Sul

Há 5 horas
Atualizado Há 5 horas
 | Fonte: Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Entre os dias 14 e 18 de outubro de 2024, dois policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental de Rondônia, a 2º Sargento PM Queldimar e o 2º Sargento PM Ulrich, estiveram na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, para participar da 1ª Edição do Curso de Formação de Educadores Ambientais. O evento foi promovido pelo Batalhão Ambiental da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, sob o comando do Coronel Rodrigo Gonçalves dos Santos.

O curso teve como objetivo capacitar os participantes em Educação Ambiental, com foco na formação inicial e continuada. A iniciativa visa promover a conscientização socioambiental, fortalecer o programa Patrulheiro Ambiental Mirim e aprimorar o uso da educação ambiental como ferramenta de mudança social e cultural. Oficiais e praças foram preparados para atuar na temática socioambiental no contexto escolar, sensibilizando alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente.

O comandante do Batalhão de Polícia Ambiental de Rondônia, Tenente Coronel Adenilson Silva Chagas, ressaltou a importância da capacitação para o fortalecimento das ações ambientais da corporação. “Investir na formação dos nossos policiais é fundamental para que possamos ampliar o trabalho de conscientização ambiental, tanto nas escolas quanto nas comunidades. Com esse curso, nossos policiais voltam preparados para implementar ações educativas que impactarão positivamente a sociedade”, destacou o Tenente Coronel Adenilson.

O Comandante Geral da Polícia Militar de Rondônia, Coronel Braguin, também elogiou a participação dos policiais no curso. “A educação ambiental é uma ferramenta essencial para a preservação dos nossos recursos naturais e para a construção de uma cultura de respeito ao meio ambiente. Nossos policiais estão cada vez mais capacitados para integrar essa temática à sua rotina de trabalho, e isso fortalece o papel preventivo da Polícia Militar Ambiental”, afirmou o Coronel Braguin.

Com uma abordagem teórica e prática, o curso incluiu oficinas, palestras e atividades extracurriculares, formando profissionais aptos a atuar na educação e sensibilização das comunidades para a preservação ambiental. A iniciativa reflete o compromisso da Polícia Militar em promover uma sociedade mais consciente e responsável em relação ao meio ambiente.