Dia do Biólogo tem data lembrada pelo Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Ariquemes

Há 1 semana
Atualizado Há 1 semana
 | Fonte: Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Comemoração do Dia do Biólogo foi tema de uma ação promovida pelo Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes. A atividade ocorreu no Laboratório de Recursos Didáticos do campus, no dia 3/9, reunindo servidores e acadêmicos. A organização foi realizada pelos docentes do curso, com a coordenação das Professoras Daniely Batista Alves Martines e Ady Correa da Costa Oliveira, que contaram com a colaboração da egressa do curso, Caroline Vitória Gouveia dos Reis.

A ação foi uma imersão em uma sala sensorial, na qual os participantes foram submetidos a testes dos sentidos do tato, olfato, audição e paladar através da supressão do sentido da visão. O principal objetivo da atividade foi lembrá-los de sentirem, enxergarem, exalarem e provarem todos os estímulos. Após a realização da imersão na sala dos sentidos, os participantes foram convidados a um momento de socialização sobre os objetivos da atividade. Durante este momento, as docentes organizadoras explicaram a atividade desenvolvida, houve uma fala da Direção de Ensino e Direção-Geral do campus e, em seguida, a leitura de um texto de encerramento e entrega de uma pequena lembrança.

Para Daniely Batista, atividades como essa trazem a vivência de valorização da área de formação escolhida, bem como contribuem para a integração e socialização entre a comunidade interna e os alunos dos diferentes períodos. Professora da área de Biologia, ela explica que “a atividade buscou desenvolver nos acadêmicos a ideia de que as coisas, às vezes, podem não ser da forma como pensamos ou queremos, mas cada coisa pode trazer um cheiro, um toque, uma visão ou um sabor diferente para cada um, e estimular os alunos a receberem todos os desafios impostos tanto na vida pessoal quanto acadêmica, da melhor maneira possível, possibilitando sensações incríveis ao longo da sua jornada pessoal e profissional”.

Segundo o acadêmico do 5º período, Douglas Oliveira Fagundes, “penso que a comemoração desta data é de extrema importância, não só para os biólogos, mas para a sociedade de modo geral, tendo em vista que as contribuições da Biologia atuam de forma significativa para o desenvolvimento social e econômico do país. O teste dos sentidos despertou em mim coisas que acredito serem essenciais para o fazer ciência, a curiosidade e a discussão. Após esta dinâmica, fiquei curioso em tentar descobrir o que havia experimentado. Em um primeiro momento, fui em busca de consultar diversas fontes (outros alunos que participaram da atividade). Nesta troca de experiências, algumas das minhas hipóteses se comprovaram e outras foram completamente refutadas”.

Ady Correa da Costa Oliveira, Professora de Biologia, conta que “o ensino é muito mais do que apenas sala de aula, por isso devemos aproveitar datas importantes para trabalhar valores e integrar as turmas do nosso curso. Todo ano criamos uma atividade diferente de acordo com o que sentimos ser necessário trabalhar e este ano percebemos a necessidade de chamar a atenção para o estar realmente presente no curso, sentir a biologia por todos os órgãos dos sentidos. Ser presente, estar presente e viver o que a biologia tem de melhor”.

Cursando o 1º período, Maicon de Souza Alves aprovou a atividade. “Fomos vendados e conduzidos a uma das salas do campus, onde fomos desafiados a descobrir através da audição, do olfato, do paladar e do tato os alimentos e objetos de nosso cotidiano. Uma excelente dinâmica, que ressaltou a importância das Ciências Biológicas em nossas vidas. Como fechamento da dinâmica, a comunidade acadêmica da licenciatura se reuniu em roda para revelar os objetos experimentados, momento oportuno de muita satisfação e que arrancou muitos risos diante de erros e acertos”.

“Ressalto que a experiência de estar vendado diante de alimentos e objetos foi muito interessante e instigante, pois todos queremos buscar melhorias e cada um de nós temos conhecimentos e percepções próprias. Essa dinâmica reforçou muito minhas expectativas enquanto estudante da área. Sinto-me mais desafiado a me lançar para o novo que Licenciatura em Ciências Biológicas do campus me proporciona. Por fim, só agradecer às professoras que se dedicaram para a dinâmica e pela mensagem deixada para todos nós do curso”, concluiu o aluno.