Agricultura cresce 20% ao ano em Rondônia

O gerente comercial da Agro Flora que representa no estado, a GSI, empresa que implanta armazéns e equipamentos secadores de grãos,..
26/11/2022 14:33
Atualizado 23/02/2023 17:19
 | Fonte: Foto: minka2507/pixabay
Foto: minka2507/pixabay

O gerente comercial da Agro Flora que representa no estado, a GSI, empresa que implanta armazéns e equipamentos secadores de grãos, Vladimir Tomás, em entrevista ao programa “Campo e Lavoura” na Rede TV! Frisou que na safra 2022/2023, Rondônia esta cultivando 477 mil hectares de lavoura de soja e 240 mil de milho. Segundo ele, este estado possui 200 unidades armazenadoras de grãos, cujos valores de implantação variam entre R$ 8 e 30 milhões de acordo com o tamanho e a produção da propriedade rural. O crescimento médio no cultivo de grãos no estado gira em torno de 20% e ainda existem muitas áreas produtivas com capacidade de para ser explorada sem que seja necessário derrubar nenhuma árvore.

Desenvolvimento sustentável
Para o secretário de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia, Marco Antônio Lagos, a participação do estado na COP27, foi muito importante, uma vez que abriu portas, assim como foi revelada a preocupação do Governo do estado com o desenvolvimento sustentável. Para o secretário, foi uma experiência notável de como se deve trabalhar para proteger o meio-ambiente com projetos integrados protegendo desde as pequenas nascentes as áreas mais acentuadas, envolvendo inclusive a produção de pescado paralelo com outras culturas.

Milho em alta
A China que mantêm suspensa aquisição de carne bovina no Brasil e Argentina, anunciou a compra de grandes quantidades de milho para alimentar a suinocultura daquele país. Como os Estados Unidos costumam manter um alto estoque de milho, os chineses estão buscando outros mercados, o que por via de consequência aumentará o preço do produto por aqui. Para o milho, na próxima safra as expectativas são positivas.

Em cima da hora
Essa informação interessa a todos os produtores rurais, grandes, médios e pequenos. As multinacionais produtoras de insumos e fertilizantes agrícolas trabalham com a possibilidade real de reduzir os valores da tonelada destes produtos para a próxima safra. Ufa! Até que enfim, uma noticia boa!

Se desdobrando
Com projetos importantes na área do grande, pequeno e médio agronegócio, entre eles, a Rondônia Rural Show, a equipe do Secretário de Agricultura e Pecuária (seagri), Luiz Paulo da Silva Batista, vem se desdobrando para dar conta do recado e começar 2023, com as atividades no rumo certo. Áreas, como café, piscicultura, cacau e agricultura familiar, entre outras são as prioridades do governador Marcos Rocha.

Essa vem de Brasília
Depois de convidar o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) para compor a equipe na área de infraestrutura que faz parte da comissão que organiza os estudos e prepara a posse do candidato eleito a Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de primeiro de janeiro de 2023, chega a informação que outros “companheiros” de campanha rondonienses devem preencher cargos importantes no estado na futura administração. Superintendência Federal de Agricultura, IBAMA entre outros de menor constelação no brilho político.

Gangsterismo
O que a sociedade que trabalha e produz de maneira ordeira e civilizada, testemunho nas rodovias de Rondônia, por onde é escoada toda a produção gerada no campo, nas últimas semanas, foram bandos e quadrilha, verdadeiras corjas organizadas em grupos com objetivo de prejudicar terceiros, um verdadeiro conjunto de bandidos. Não há adjetivo para qualificar as atividades deste tipo de gente, a não ser de verdadeiros gangsteres.

Finalizando
O verde nas lavouras de soja, depois das chuvas, contrastando com a florada e o nascimento dos grãos, provoca um espetáculo de encher os olhos, principalmente de quem admira e belo e o progresso. Boa leitura e bom final de semana.