Rondônia: Sete empresas entram para a 'Lista Suja' por trabalho escravo

Há 2 semanas
 | Fonte: Foto: MPT
Foto: MPT

Um novo relatório do governo federal, divulgado na segunda-feira (7), revelou que sete empresas de Rondônia foram incluídas na “Lista Suja” de empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas à escravidão.

A lista, atualizada semestralmente, tem como objetivo expor publicamente as empresas que exploram trabalhadores, submetendo-os a jornadas exaustivas, condições insalubres, alojamentos precários e até mesmo trabalho infantil.

Os estabelecimentos rondonienses flagrados em situação irregular estão localizados em áreas rurais de diversos municípios, incluindo Alta Floresta do Oeste, Ariquemes e Porto Velho. As atividades irregulares foram constatadas por auditores fiscais do trabalho durante ações de fiscalização.

É importante ressaltar que a inclusão na “Lista Suja” ocorre após um processo administrativo rigoroso, no qual os empregadores têm direito à ampla defesa. No entanto, uma vez incluídos no cadastro, as empresas enfrentam diversas restrições, como a dificuldade em obter financiamentos e a perda de contratos com o poder público.

A divulgação da lista visa sensibilizar a sociedade para o problema do trabalho escravo e estimular a denúncia de casos suspeitos. Qualquer cidadão pode realizar uma denúncia através do Sistema Ipê, disponível no site do governo federal.