DestaquePolítica

TCE é favorável a aprovação das contas da Prefeitura de Machadinho, referente ao ano de 2018

O TCE/RO apreciou as contas do município de Machadinho d’Oeste -RO e emitiu paracer prévio pela aprovação.  O parecer emitido pelo TCE/RO  subsidia o poder legislativo com elementos técnicos para emitir seu julgamento e assim atender a sociedade no seu justo anseio por transparência e correção na gestão dos recursos públicos.

As contas foram encaminhadas pelo Executivo, Excelentíssimo Senhor Leomar Patrício, atual Prefeito Municipal, no dia 09/04/2019, constituindo os autos de número 01008/2019, referem-se ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2018, de responsabilidade do Senhor Leomar Patrício, segundo ano do mandato (Mandato 2017/2020), e incluem os balanços gerais do Município e o Relatório do órgão central de Controle Interno do Poder Executivo sobre a execução dos orçamentos de que trata o § 5° do ART. 165 da Constituição Federal.

Além do parecer prévio, o Tribunal emite relatório sobre as contas do Chefe do Poder Executivo com objetivo subsidiar a apreciação do Tribunal e o julgamento realizado pelo Legislativo, quanto aos resultados do período, abordando os principais indicadores da gestão patrimonial, financeira e orçamentária, avaliação de programas, dados históricos do cumprimento dos limites constitucionais e legais e, entre outros, resultados relevantes para avaliação da Administração.

Na analise das contas foram detectadas apenas, quatro apontamentos os quais após justificativas realizadas pela contabilidade Geral do Município, os apotamentos foram descaracterizados, e tanto o parecer prévio do TCE/RO quanto o paracer do Ministério Publico de contas foram pela Aprovação das contas.

No relatório o TCE emitiu alertas ao executivo municipal no intuito de melhor ainda mais os controles internos dar mair transparecia e melhorar a eficiência dos serviços públicos no qual a equipe técnica do município vem trabalhando para cumprir na integra todas as recomendações.

As informações contidas nestas matéria foram repassadas a imprensa pelo senhor GILBERTO BONES DE CARVALHO – CONTADOR GERAL da prefeitura de Machadinho d’Oeste.

Para Maiores Esclarecimentos podem encontrar os relatórios Originais do TCE/ clicando nos Links abaixo:

https://transparencia.machadinho.ro.gov.br/media/arquivos/attachments/Relatorio_da_Auditoria.pdf

https://transparencia.machadinho.ro.gov.br/media/arquivos/attachments/Parecer_Previo_sobre_as_contas_de_Governo_Municipal.pdf

https://transparencia.machadinho.ro.gov.br/media/arquivos/attachments/Parcer_do_Ministerio_Publico_de_Contas.pdf

Com informações de

Maurício Filho

Texto resumido Gilberto Bones de Carvalho – Contador geral

No resumo da Assessoria

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close