Destaque

2° Conferencia Municipal de Juventude foi realizada em Machadinho d’Oeste

A 2° Conferencia Municipal de Juventude foi realizada no auditório da prefeitura municipal de Machadinho no último dia (11)

A 2° Conferencia Municipal de Juventude foi realizada no auditório da prefeitura municipal de Machadinho no último dia (11) com quatro eixos principais abordados por especialistas e profissionais do município.

Entre os temas das palestras, ‘’Juventude e os Direitos Sociais’’ foi abordado pela psicóloga do CRAS, Lanay Dalete. ‘’Vulnerabilidade Social da Juventude’’ pela a assistente social do CRAS Joana Paiva. ‘’Juventude e as Drogas’’ pela psicóloga do CAPS Luana Patrícia Cunha, e ‘’Juventude Empregabilidade, Empreendedorismo e Tecnologia’’, pelo Gerente comercial Rogério José Teodoro.

A Conferência Municipal de Juventude em Machadinho, teve a sua segunda edição após quase cinco anos, e foi realizada pela Secretaria de Assistência Social e pelo Gabinete da prefeitura de Machadinho.

As conferências são espaços de participação direta da sociedade nas decisões sobre políticas públicas. O processo da Conferência se divide em três etapas: conferências livres, pré-conferências regionais e a Conferência Municipal. De acordo informou um dos palestrantes, o grande problema atual em Machadinho enfrentado pelos os jovens, é a falta de oportunidades no mercado de trabalho.

Segundo o gerente comercial Rogério José Teodoro (DÉ), a falta de preparo profissional é o principal causador da falta de oportunidades para jovens de Machadinho. ‘’O comerciante, procura por jovens que sabem por exemplo, o básico sobre a função que irá desempenhar no mercado de trabalho. Não tem como contratar uma pessoa para atuar em um caixa de supermercado se a pessoa não tiver um curso de capacitação em informática’’, disse Rogério.

Segundo o Chefe de Gabinete, Edemilson Farias (Alemão), a secretaria de assistência Social, vem nos últimos meses desempenhando um papel muito importante na preparação de jovens em Machadinho. ‘’Estamos oferecendo através da Assistência Social cursos de capacitação para jovens e mulheres. Além disso desenvolvemos através da Assistência Social, trabalhos com mais de 250 adolescentes e jovens, através do projeto PM Mirim, em parceria com a Polícia Militar; e o prefeito Leomar Patrício tem procurado meios e recursos para implantar outras formas de capacitação, que logo serão oferecidas a nossa juventude’’, salientou Alemão.

O evento contou com a participação de entidades como a Pastoral da Juventude, Escola de Capoeira Sonho de Liberdade, equipes do CMDCA, Turma dos PM Mirim 2018, APAE Machadinho e Escola Maria Conceição de Souza.

A secretária municipal de Educação, Lovaine Loraine, e a coordenadora do CRAS Luana Lima de Souza, destacaram as prioridades da conferencia, e os objetivos da administração municipal, com planos importantes de ações que promovem o bem-estar dos jovens.

O prefeito Leomar Patrício que está em viagem de trabalho em Cuiabá MT, falou com todos durante a conferencia através de uma Live. Ele lembrou os trabalhos que a administração vem desempenhando com políticas públicas relacionadas aos jovens, seus deveres, e a promoção de seus direitos de expressão social.

Com informações de Maurício Filho
Imagens: Maycon Júnior
Participação:
Assessores do gabinete da prefeitura municipal.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close