Machadinho

Dia de Campo reúne duzentos produtores em Quinto Bec

Organizado pela a Secretaria Municipal de Agricultura de Machadinho, o evento reuniu 170 produtores de varias localidades de Machadinho, Vale do Anari e Jaru. Começou as 9:00 horas com café da manhã, cerimonia de abertura, palestras sobre o plantio, cultivo e manejo do Cacau de enxertia, e finalizou com almoço.

DCIM\100MEDIA\DJI_0241.JPG

O evento foi realizado na propriedade da senhora Luzia Colombo Diaz, no Distrito de Quinto Bec, com a participação da Emater-RO, CEPLAC, e organização da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI). A valorização da família no campo e a produção de alimentos de qualidade, foi um dos temas usados no evento pela a secretaria de Agricultura. ‘’ Alimentos produzidos nas pequenas propriedades representam 70% da economia das cidades, por esse motivo a valorização das famílias da agricultura familiar, irá garantir maior produção agrícola e com mais qualidade’’, disse Valdeci Furtado.

O prefeito Leomar Patrício destacou em seu discurso que valorizar a agricultura familiar é promover o desenvolvimento social na cidade, por isso está investindo na capacitação de agricultores e produtores rurais, para que culturas como a do Cacau Clonal de enxertia, possa no futuro regar renda para trabalhadores e consequentemente aquecer a economia de Machadinho d’Oeste.

‘’ A maior parte da comida que está no prato do brasileiro é produzida em pequenas propriedades rurais quase sempre com mão-de-obra familiar. Os pequenos agricultores são responsáveis por 70% dos alimentos que são consumidos diariamente nas cidades de Rondônia e do Brasil’’ disse Leomar.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil, a agricultura familiar é a base econômica de 90% dos municípios com até 20 mil habitantes, absorvendo 40% da população economicamente ativa do País e respondendo por 35% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.

Com informações de
Maurício Filho

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close