Prefeitura de Machadinho faz prestação de contas à população

Na noite desta quinta-feira 08 a prefeitura de Machadinho d’Oeste apresentou prestação de contas entre os meses de janeiro e setembro de 2017

A Prefeitura Municipal de Machadinho realizou prestação de contas das ações desenvolvidas no primeiro ano de atuação da gestão Leomar Patrício, está é a segunda prestação de contas à população da cidade. Em 2017, o desafio da administração foi reestruturar a máquina pública, e realizar grandes avanços em áreas como saúde, educação e assistência social, além de grandes investimentos em obras de pavimentação, agricultura e recuperação de linhas vicinais.

Entre as principais ações do executivo municipal em 2017 destacam-se a atuação do prefeito em restituir á saúde, recuperação de escolas, operações emergenciais em diversos setores e investimentos na agricultura. Lembrando que em 2017 a administração manteve pagamentos de funcionários e fornecedores em dia, e manteve o compromisso fiscal, o que possibilitou que o município voltasse a receber recursos federais.

“Neste primeiro ano tivemos muitas dificuldades, pois recebemos uma prefeitura com graves problemas financeiros e estruturais, o prédio estava caindo sobre a cabeça do povo, a saúde parada, a educação com sérios problemas, sem contar que nossos agricultores estava há muito tempo abandonados e esquecidos. 2017 foi um ano de muitos sacrifícios, trabalhamos para colocar a casa em ordem ao mesmo tempo em que tivemos que criar meios de fazer o município avançar, pois estávamos no limite do descaso publico com uma população sofrendo e desanimada, e mesmo diante de tantos problemas financeiros e estruturais conseguimos resultados além do esperado”, destacou o prefeito de Machadinho, Leomar Patrício.

Foto: Prefeito de Machadinho d’Oeste Rondônia Leomar Patrício explicando as principais ações da secretaria de obras e gabinete. Foto Maurício Filho

Veja os principais destaques das ações do executivo apresentadas nesta prestação de contas que compreende de Janeiro á Setembro de 2017.

Ações na saúde

Na saúde, a Prefeitura trabalhou dia e noite para reestruturar o hospital municipal, e as unidades básicas de saúde; garantindo assim que médicos enfermeiros profissionais e técnicos em saúde trabalhassem com mais qualidade ao mesmo tempo em que oferecessem ao povo um atendimento mais justo e humanizado. A gestão enfrentou vários desafios principalmente com o sucateamento das unidades, e medidas como reformas e ampliações tiveram de serem feitas.

A gestão ainda realizou investimentos na saúde preventiva e desenvolveu campanhas educativas como o Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul com ações de combate e diagnostico do câncer de próstata em parceria com a secretaria de trabalho e ação social.

Dentro deste período a saúde recebeu investimentos do governo em parceria com o Deputado Ezequiel Júnior como equipamentos de extrema necessidade e que á muitos anos não funcionavam em Machadinho, como por exemplo; Aparelho de raios-X, e Ultrassonografia adquirida com emendas do parlamentar. Recursos recebidos do governo federal também através de emendas de deputados federais como Lucio Mosquini garantiu investimentos na infraestrutura do hospital e unidades básicas de atendimento.

Foto: Servidora da saúde representando a secretária Fernanda Marroco durante prestação de contas da secretaria de saúde municipal. Foto Maurício Filho

Ações na secretaria de obras

A gestão municipal enfrentou sérios problemas desde o inicio do mandato com a maioria das maquinas quebradas e veículos sem condições de uso que tiveram de receber investimentos emergenciais. Também foram realizadas operações como tapa-buracos, melhoria das vias publica principais, recuperação de linhas e pontes, tapa-buracos no Distrito de Quinto Bec, dentre outras ações. O pagamento em dia do funcionalismo foi outro destaque apresentado pelo gestor da secretaria de obras.

Leomar Patrício destacou durante o evento de prestação de contas a limpeza urbana, melhorias na iluminação pública das principais avenidas e ruas da cidade, os investimentos da Avenida Tangará, a fiscalização das obras do Bairro Bom-futuro, além de dá destaque na atuação da secretaria de obras nos inúmeros pontos críticos da cidade e do campo.

Foto: Servidor municipal prestando contas durante evento realizado na prefeitura municipal de Machadinho neste ultimo dia 08-02-2018

Ações na secretaria de trabalho e ação social

Na área de ação social, a gestão aprimorou diversos trabalhos sociais já existentes, implantou projetos de socialização de menores, realizaram festas como dia das crianças, palestras e organizou eventos como Natal Iluminado e Réveillon da Paz, em parceria com o gabinete. Um dos destaques deste primeiro ano de atuação da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social foram eventos importantes como Setembro Amarelo com palestras e ações de prevenção ao suicídio; Outubro Rosa que trouxe informações e fez exames para detectar o câncer de mama; e Novembro Azul com ações de combate e diagnostico do câncer de próstata em parceria com a secretaria de saúde, dentre outros.

Na foto Raquel Pereira secretária de Trabalho e Ação Social primeira-dama de Machadinho, realizando prestação de contas da secretaria. Foto Maurício Filho.

 

Ações na educação

Uma das principais atuações do executivo em 2017 foi na educação; ações de recuperação e reformas em prédios escolares como das escolas; Carlos Chagas, João Paulo Segundo, Onofre Dias Lopes, assim como em todas as escolas dentro da cidade que receberam reparos e manutenção. Também foram realizadas ações como reordenamento escolar, melhoramento no transporte dos estudantes com mais conforto e segurança, além de ações de valorização dos professores técnicos e servidores municipais.

Por Maurício Filho

Foto: Secretária de Educação Lovane Lorrane prestando contas da secretaria de educação de Machadinho.