VÍDEO – Deputado Geraldo da Rondônia defende camelôs na Comissão de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia

Parlamentares também relataram problemas com lojistas de Ariquemes…

A Comissão de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, em reunião na manhã desta terça-feira (9), presidida pelo deputado Geraldo da Rondônia (PSC), recebeu representantes da Associação do Polo Empresarial de Porto Velho (Apep) para apresentar números do Polo Industrial da capital.

O empresário e o 1º secretário da Apep, José Estênio Chagas Junior, disse que hoje não há benefícios para uma empresa instalar no distrito, ficando mais caro do que adquirir área no centro da cidade. “Não há infraestrutura, e tudo tem de ser feito pelo empresário”.

Na área, segundo Estênio, não há CEP nas ruas, tendo que a empresa manter caixa postal no Correios para poder receber correspondência. Atualmente existem 112 empresas beneficiadas com área, geração de 180 empregos, 19 empresas com escritura pública e outras 16 instaladas.

O empresário denunciou que muitas empresas estão no distrito por especulação imobiliária, pois ganharam terreno e não investiram nada até o momento. “Se a meta é gerar empregos e investimentos, é preciso dar estes terrenos a quem irá investir”.

Cobrou também a limpeza dos terrenos por parte destas empresas e tem pessoas invadindo a área e está acarretando em aumento de roubos nas empresas, “o que não tínhamos até recentemente”. Outro ponto levantado é a melhora do sistema de energia.

O deputado Geraldo da Rondônia, disse que já conversou com o governador Confúcio Moura (PMDB) sobre a situação e que ele se comprometeu a resolver o problema, asfaltar as ruas e retomar os terrenos de quem não está produzindo. Ficou agendado novo encontro para o dia 23, em reunião ordinária da comissão para dar seguimento as discussões.

Devido a problemas de violência contra camelôs em Ariquemes, a Comissão deliberou o convite ao presidente da associação dos camelôs do município e outros lojistas para explanar a situação perante a Comissão.