Inauguração de presídio reúne autoridades em Machadinho do Oeste

O governador Confúcio Moura, o presidente da Assembleia Legislativa Maurão de Carvalho, e os deputados Ezequiel Júnior, Saulo Moreira, Anderson do Singeperon o Secretario tenente coronel Marcos Rocha e Lindomar Garçom, prestigiaram a solenidade de inauguração do sistema prisional de Machadinho.

Acompanhado do Governador Confúcio Moura (PMDB), O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), deputado Anderson Pereira da Singeperon (PV) Ezequiel Júnior (sem partido), Saulo Moreira (PDT), Lindomar Garçom (PRB/RO) estiveram inaugurando o sistema prisional de Machadinho d’’Oeste-RO na manhã desta sexta feira dia 10/02 em evento realizado nas dependências do próprio presidio.

IMG_3106Confúcio Moura defendeu um sistema prisional mais humanizado e com a implantação de cursos e formação de ressocialização de presos; mostrando preocupação com os fracos sistemas prisionais de Rondônia. Confúcio citou um famoso poema durante o seu discurso e chamou a atenção para a situação dos presídios do Brasil, que de acordo ele, ainda se encontra semelhantes aos sistemas prisionais da época medieval: ‘’Eu gostaria que os agentes penitenciários e o nosso diretor Edison, sentassem e fizessem uma pergunta; será que esse presidio será uma masmorra medieval? Será que vamos deixar que em pleno o século 21, na época das tecnologias avançadas, teremos sistemas prisionais medievais? Ou será que este presidio de Machadinho, pode ser referência brasileira de um modelo fantástico e, diferente de um presidio escola? Meu sonho é que o preso que tenha uma pena de dez anos, possa sair da aqui no final de sua pena formado, capacitado para retornar a sociedade cidadão de bem; disse o governador.

IMG_3162Em entrevista a Rede TV e ao site Machadinho Noticias, Confúcio destacou que o presidio inaugurado possui instalações apropriadas e muito bem estruturadas com condições físicas humanizadas aonde o preso possa cumprir a sua pena trabalhando, aprendendo, e ao retornar á sociedade possa está socializado.

Com um investimento de (10.000,00) Dez Milhões, O presidio de Machadinho tem capacidade para 147 presos, com instalações modernas que oferecem segurança tanto aos presidiários como aos agentes penitenciários e funcionários. O governador afirmou ainda que tem o compromisso de construir oficinas que oferecem condições para o preso trabalhar. ‘’Nos queremos que o preso trabalhe e estude’’ Disse o governador.  Confúcio disse ainda que construirá um barracão dentro do presidio com a finalidade de interligar a educação de apenados dentro da nova cadeia de Machadinho; que trabalharão na fabricação de carteiras escolares, consertos e recuperação de carteiras quebradas de todo o estado. ‘’Haverá um convênio com a secretaria de justiça aonde a própria secretaria de educação fará o pagamento desses serviços prestados pelos presos, que serão revertidos em melhorias para os apenados e suas famílias’’; finalizou.

IMG_3176O Secretário Estadual de Justiça (Sejus) tenente coronel Marcos Rocha, disse que a união de esforços entre a Secretaria de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e governo do Estado, tem transformado em realidade o que a lei de execuções penais determina. ‘’Que o apenado ele tenha seus direitos preservados, que ele tenha os seus estudos e que possa sair da cadeia realmente socializado’’ disse Marcos Rocha.

Em um passado recente o Estado de Rondônia possuía muitos presídios sucateados e com condições sub-humanas em que os presos eram submetidos. ‘’Hoje o governo do Estado deu início á varias obras que estavam paradas, e construíram novas unidades prisionais, oferecendo assim melhor qualidade de vida, para os apenados, condições melhores de trabalho para os agentes penitenciários, além de oferecer segurança para a população e familiares de presos; ’’ disse Marcos Rocha.

DSC_0050Para o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), a educação pode mudar os rumos da sociedade Brasileira, ele defendeu que sem educação o estado padece tendo um número muito maior de pessoas marginalizadas, e com acessão ao mundo do crime, e que somente uma educação de qualidade pode mudar esses paradigmas sociais. ‘’ Este presidio oferecerá condições melhores para pessoas que cometem delitos, e que vivem a margem da lei, aonde eles terão a oportunidade de retornar a sociedade, completamente socializados’’, disse Maurão.

IMG_3116Já para o Deputado Estadual Ezequiel Júnior, foi importante destacar o empenho do Ministério público de Rondônia na administração junto ao poder judiciário dos recursos destinados para a construção deste presidio; para o parlamentar seria injusto falar dessa obra e elogiar só o governo do estado sem destacar os esforços e ações realizadas pelo poder judiciário e o ministério público.‘’ O governador Confúcio Moura se colou a disposição para transformar esse presidio de Machadinho em um modelo para o Brasil, já discutimos em reuniões governamentais com o poder judiciário e ministério público a possibilidade de implantar nesse presidio uma fabrica de artefatos de concretos, utilizando a mão de obra dos presos que não ficarão ansiosos dentro do presidio; e esse é um dos projetos do governador, que procura fomentar a socialização do presidiário para quando ele sair da cadeia, sair de lá um cidadão de bem; disse Ezequiel júnior.

 

IMG_3160Lindomar Garçom deputado Federal do (PRB/RO) destacou a importância de um presidio escola no município e salientou, que os cursos de capacitações que serão disponibilizados aos presos de forma a oferecer um meio de reintegrar essas pessoas a sociedade em um período em que ficarão encarcerados, solucionará boa parte dos problemas sociais do estado. ‘’Isso além de reduzir a pena, oferece oportunidade aos presos em reconstruir as suas vidas e retornar seguramente para a sociedade’’ disse Garçom.

IMG_3201O deputado Anderson Pereira da Singeperon (PV), disse que a sua luta ainda como sindicalista era para que presídios como este inaugurado, focem construídos no estado para que tanto o presidiário pudesse cumprir a sua pena com mais humanidade, como para garantir a segurança dos agentes penitenciários. ‘’ Este presidio é um modelo que podemos levar para outras regiões do estado e do País; aonde encontramos unidades prisionais sucateadas, que oferece riscos tanto para o preso como para os funcionários’’. Anderson disse ainda que esta sempre foi a sua luta, aonde cobrou incessantemente inclusive com denúncias ao ministério público melhorias no sistema prisional de Rondônia.

Para o Prefeito de Machadinho Leomar Patrício do (PHS) com a inauguração desse sistema prisional aonde a educação e socialização de presos ocorrerão, teremos uma queda significativa nos casos de ocorrências policiais no município, uma vez que os presos ao saírem do sistema prisional estarão hábitos á retomar a sua vida sendo inseridos no mercado de trabalho. ‘’O governo do estado está de parabéns ao construir e inaugurar um presidio dessa proporção, aonde às pessoas presas aqui, terão a oportunidade de transformar as suas vidas, saindo da marginalidade para uma vida social adequada e digna’’ disse Leomar Patrício.

Saulo Moreira (PDT), disse que presídios como este se fazem necessários cada dia mais e, com caráter de urgência, porque a falta de humanização dentro do sistema prisional de Rondônia é caótico e desumano. ‘’O próprio governador se colocou a disposição da direção do presidio para operar recursos financeiros que sejam implantados cursos profissionalizantes com a finalidade de socializar os apenados; transformando assim esse presidio em um modelo de penitenciaria para o estado de Rondônia; ’’ Disse Saulo Moreira.

IMG_3230O vereador do município Messias Fernandes (PHS) que também é agente penitenciário de carreira, destacou a impotência de se ter em Machadinho D’Oeste um presidio dessa magnitude, aonde dificilmente no Brasil existirá um sistema prisional da mesma envergadura. ‘’ Eu como agente penitenciário e vereador do município represento a satisfação dos agentes que aqui trabalharão, pois este presidio oferece qualidade de vida tanto ao apenado como para os agentes que terá resguardada a sua segurança dentro da cadeia’’ disse.

O governador Confúcio Moura, acompanhado de sua assessoria e os deputados Lindomar Garçom, Maurão de Carvalho e o Secretário Estadual de Justiça Marcos Rocha, após entrevistas a rede TV Rondônia retornaram a capital Porto Velho aonde cumprem agendas ainda nesta sexta feira.

Veja a matéria em VÍDEO: 

Por Maurício Filho

Da redação do Machadinho Noticias

Imagens Maycon Júnior e Tauane Souza.

IMG_3187 DSC_0054IMG_3181 IMG_3160
IMG_3156
IMG_3251
IMG_3249
IMG_3244
IMG_3237IMG_3239
IMG_3218