Reinauguração da Escola Professora Maria Conceição de Souza no dia 06/02 na Quadra Poliesportiva da Escola em Machadinho.

O evento contou com a apresentação do projeto Escola e Igreja.

Foto: Maycon Junior

Foto: Maycon Junior

O evento contou com a presença de professores, alunos, pais e representantes de denominações religiosas nesta segunda feira dia 06/02 na escola professora Maria Conceição de Souza. Durante evento o presidente da OPMEM Pastor Salim da Igreja Avivamento Bíblico, falou sobre a importância do projeto inovador Escola e Igreja, que vislumbra implantar uma nova forma de aproximar filhos e pais na esfera social escolar.

DSC_0054

Foto: Maycon Junior

O projeto tem três pilares, (1° Capelania escolar), onde os pastores treinados em capelania estarão prestando serviços voluntários dentro das escolas, com a finalidade de aconselhar alunos em conflitos com as normas escolares e as leis do país, além de realizarem visitas nas casas de familiares desses alunos, promovendo encontros como acampamentos e eventos culturais. (2° Escola Bíblica Social), que visa implantar nas salas de aulas o ensino bíblico, com apelo para a harmonia familiar dos alunos e (3° Programa arena), onde pretendem reunir trimestralmente em varias escolas estaduais alunos e autoridades para um debate popular aberto nas escolas. ‘’O programa arena será realizado de três em três meses e pretende reunir autoridades e alunos; seria uma espécie de Caldeirão do Huck ou Altas Horas, aonde haverá muita musica e entretenimento com apresentações culturais e um debate de ideias entre políticos e alunos; disse o Pastor Salim, presidente da OPMEM.

DSC_0041

Foto: Maycon Junior

A coordenadora regional de Ensino, Professora Marisa Brandelero uma das idealizadoras do projeto disse que a principal preocupação dos professores é com o grande aumento de alunos envolvidos com drogas agressividades e auto-mutilação; problemas estes que nem sempre a população tem conhecimento, mais que tem preocupado os professores em todas as escolas. ‘’A escola é muito limitada no que se refere a combater esse tipo de modalidade crescente, pois mesmo tendo supervisores e orientadores, não damos conta de tirar esses alunos das praticas ilícitas: Por isso pensamos; como os jovens dificilmente vão à igreja, porque não trazer a igreja para dentro da escola? E assim surgiu essa grande parceria formado pela OPMEM, que traz os pastores para dentro das escolas, e assim apostamos que com essa iniciativa, aconselhamentos religiosos e com os ensinamentos bíblicos; nossos jovens encontrarão assim como seus familiares o caminho certo a seguir e, só assim venceremos essa demanda; disse a Professora Marisa Brandelero.

Além desse três projetos pilotos que já estão sendo implantados nas escolas de Machadinho d’’Oeste, existe ainda um outro projeto em parceria com o (MP) Ministério Publico, chamado (RESGATANDO A CIDADANIA) que conta ainda com as parcerias do Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

Sobre a reinauguração da Escola Professora Maria Conceição de Souza, Marisa disse que está muito feliz e que a expectativa é grande em receber os alunos para o início do ano letivo 2017. ‘’Em Machadinho esta será a única escola exclusivamente de ensino médio, quando temos uma clientela só, nos dá a possibilidade de trabalhar outros projetos votados para esse nível de ensino; nos contamos com vários professores especialistas em determinadas matérias que estão muito empolgados para iniciar as suas atividades escolares, queremos realmente preparar os nossos alunos por exemplo para as provas do Enem; Finalizou Marisa Brandelero.

IMG_3053

Foto: Maycon Junior

O evento contou com a presença de representantes do ensino estadual, professores pastores padre pais e alunos da escola, dentre eles a vice-diretora da escola, a professora Euda Maria de Carvalho Santana; Diretora da escola a professora Cassia Regina Nogueira; a idealizadora desse projeto do Ensino Médio, a Coordenadora Marisa Brandelero; o Pastor Salim, da Igreja Avivamento Bíblico; a representante do atuante deputado Estadual de nosso município, Ezequiel Junior, que não pode se fazer presente, por estar em um congresso no estado do Paraná, a senhora Noemi Oliveira; Pastor Marcelo Porto; um vídeo foi exibido do Secretário Estadual de Educação, Florisvaldo Alves da Silva; Professor Wátila Grachet com seus colaboradores; professora Leia Cristina Miquelino; além do grupo Ministério Kairos, da Igreja Avivamento Bíblico que fizeram uma linda apresentação cultural gospel.

A cerimonia contou com a apresentação do Jornalista Maurício Filho, assessorado pela a equipe da escola e equipe de fotógrafos e cinegrafistas da Rede TV Machadinho.

Veja a matéria completa em vídeo:

Por Maurício Filho

Redação do Machadinho Notícias.