A SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) DA INICIO AS ATIVIDADES DO GAPI (Grupo de Atenção a Pessoas Idosas) em CUJUBIM

O prefeito municipal Pedro Fernandes salientou em reunião do projeto GAPI, que o cuidado com os idosos no município de Cujubim, é de suma importância, e que a qualidade de vida do idoso e o cuidado com o idoso é de responsabilidade de todos, inclusive do município.

 

SAM_1597A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMA) através de sua secretária Aline Munari, juntamente com a Coordenadora do GAPI (Grupo de Atenção a Pessoas Idosas) Terezinha Bezerra, realizaram nesta quarta-feira (18/01) um cerimonial de abertura das atividades do Projeto GAPI. O evento foi realizado para apresentar para a população a nova equipe de gestão que irá dar continuidade nas atividades e novos projetos que serão implantados dentro da secretaria.

Na ocasião esteve presente o prefeito de Cujubim Pedro Fernandes acompanhado de sua esposa Rosane Veiga, Pedro Fernandes falou sobre a importância da SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), e do Projeto GAPI para a comunidade, “temos que dar condições para nossos idosos de ter saúde e lazer nessa fase da vida que já trabalharam tanto por nossa cidade”, o prefeito também falou de suas ações emergenciais na educação e na saúde, e conta com o apoio da população para mudar a cidade de Cujubim.

SAM_1587O projeto GAPI tem a finalidade de atender os Idosos com atividades que contribuam para terem um envelhecimento com saúde e disposição para praticarem os mais diverso tipos de atividades esportivas, artísticas, culturais e lazer, tem também o objetivo de criar vínculos familiares e comunitários. O GAPI conta com médicos e terapeutas formados para dar acompanhamento na saúde e nas atividades físicas dos idosos.

A atividade do GAPI voltará efetivamente na segunda semana de fevereiro disse Aline Munari, mas já estamos de portas abertas para receber a população e dar orientações.

Falando sobre assistência social ao idoso, vale lembrar que do conjunto de leis, direitos e políticas que, a partir da Constituição Federal de 1988, compõem a nova institucionalidade da proteção ao idoso no Brasil, a Assistência Social destaca-se como importante fonte de melhoria das condições de vida e de cidadania, desse estrato populacional em irreversível crescimento. Isso porque, com a Constituição vigente, promulgada em 1988, a Assistência Social também ganhou nova institucionalidade, que a fez pautar-se pelo paradigma da cidadania ampliada e a funcionar como política pública concretizadora de direitos sociais básicos particularmente de crianças, idosos, portadores de deficiência, famílias e pessoas social e economicamente vulneráveis.

SAM_1591No atendimento a grupos particulares, entre os quais os idosos, a política pública de Assistência Social pauta-se pelo princípio da democracia participativa como um contrapeso ao domínio da democracia representativa, privilegiando duas grandes linhas de atuação: a da descentralização político-administrativa e a da participação da população, seja diretamente, ou por meio de organizações representativas, na formulação e implementação da política, bem como no controle desta.

Fonte (Google).

Com o crescimento da população idosa no país, de acordo com os dados oficiais, vislumbra-se a necessidade de entender o processo de envelhecimento e assimilar a necessidade de uma atenção específica a esta parcela da população.

SAM_1579Em Cujubim; O projeto GAPI, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, tem a missão de discutir estas situações e condições necessárias à manutenção dos cuidados com as pessoas idosas, dispondo sobre importância de fomentar a idéia de responsabilidade pela assistência a esse contingente populacional. O prefeito municipal Pedro Fernandes salientou em reunião do projeto GAPI, que o cuidado com os idosos no município de Cujubim, é de suma importância, e que a qualidade de vida do idoso e o cuidado com o idoso é de responsabilidade de todos, inclusive do município. ‘’O envelhecer é um processo natural do homem. Queiramos ou não estamos envelhecendo dia após dia, visto que “envelhecer é um processo fisiológico e natural pelo quais todos os seres vivos passam, e em especial o ser humano”; finalizou.

Nossa reportagem esteve presente no evento, que na ocasião observou a preocupação da Primeira Dama do Município (Rosane Veiga Fernandes) com população idosa de Cujubim.

Vale lembrar que á administradora de empresas, Rosane Veiga, (Primeira Dama), está unida com a Secretaria de Assistência Social, empenhada no seu desenvolvimento e estruturação, a fim de contribuir com o crescimento social da pasta na Cidade. Lembro também que a senhora Rosane Veiga, presta um trabalho gratuito à cidade, e que escolheu está do lado do povo sem nem uma renumeração; e com isso cumprir o seu papel social e o seu dever como Primeira Dama do município.

Reportagem de Maurício Filho e Maycon Júnior (Assessoria).

 

SAM_1564 SAM_1566 SAM_1569 SAM_1572 SAM_1576 SAM_1578 SAM_1579 SAM_1580 SAM_1582 SAM_1584 SAM_1587 SAM_1591