Prefeitura de Cujubim realizará mutirão contra dengue em bairros e centro da Cidade, informou nesta quinta feira (12), o prefeito Pedro Fernandes.

Marcado para o início desta manhã de quinta feira, a administração Cujubim Tem Jeito realizará um grande mutirão no combate a dengue nos bairros e centro aonde á maior incidência de foco do mosquito da DENGUE, agentes de saúde de CUJUBIM percorrerão os bairros do Setor 2,  Setor 5, Setor 6, bairro Portelinha e Centro dentre outros, para orientar a população sobre os cuidados com a dengue.

imagesA ação contra a Dengue será o início de uma campanha promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e que incluiu também orientações a moradores incentivando a limpeza dos quintais e terrenos baldios com uma série de atividades, trabalhos educativos e de conscientização da população para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença.

O Secretario de Saúde Paulinho Doré, informou que durante todo ano a secretaria de Saúde do município de Cujubim, (através de seus agentes de saúde), realizará na cidade ações de combate ao mosquito da dengue (Aedes aegypti). Mas, no verão, quando aumenta o número de casos, esse trabalho na cidade será intensificado com ações como o “Dia D”.

Paulinho informou que fará um levantamento do “índice larvário”, que tem como procedimento a coleta de todas as larvas encontradas para verificar quais são do Aedes e do  culex (mosquito). Com esses dados, são mapeados os locais de mais incidência de focos do transmissor da dengue.

Para o Prefeito Pedro Fernandes, essa mobilização é de extrema importância para a não proliferação do mosquito da dengue. “O foco maior é a conscientizar as pessoas de que a dengue pode estar em qualquer lugar, principalmente nesses dias de chuva”, disse.


26d69b_2f4383480f504af38e71623af119b9d3
Segundo o prefeito, devido a falhas de informações que seriam passadas ao instituto de ações de prevenção e combate a dengue, Cujubim teve um aumento muito grande nos casos de dengue, deixando o município em uma situação desfavorável no controle da doença. ‘’Para sanar esses erros deixados pela as administrações passada teremos que realizar ações emergenciais para controlar os casos da doença na nossa cidade’’.  Realizaremos ações constantes de prevenção da dengue na cidade, incluindo desde distribuição de panfletos com orientações sobre como combater o mosquito até visitas a imóveis considerados de maior risco, como borracharias e ferro-velhos. “Também iremos capacitar constantemente nossos funcionários para atuarem cada vez com maior eficácia nessas ações”, explica.

A prefeitura conta agora com o apoio da população de todos os bairros de Cujubim pessoas devem ficar atentas a possíveis criadouros do Aedes Aegypti dentro de casa, como os pratinhos sob os vasos de planta e até pneus e garrafas no quintal. Tudo isso pode acumular água, com as chuvas, e se transformar em um criadouro”, completa.

A população também está convidada a fazer sua parte em prol da saúde e para a preservação do Meio Ambiente, as atividades de combate a dengue em Cujubim deve ter início ainda essa semana e irá contar com o apoio do governo do estado.

Reportagem de Maurício Filho.

Assessoria.